Meteorologia

  • 10 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Ministro colombiano demite-se após protestos contra reforma fiscal

O ministro das Finanças colombiano, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo, depois de o Presidente Iván Duque ordenar a retirada do projeto de reforma fiscal apresentado ao Congresso, que desencadeou protestos em que morreram pelo menos 17 pessoas.

Ministro colombiano demite-se após protestos contra reforma fiscal

"A minha continuidade no Governo dificultaria a construção rápida e eficiente do consenso necessário para realizar outro projeto de reforma", afirmou o ministro, na carta de renúncia enviada a Iván Duque na segunda-feira, noticia a agência EFE.

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas em atos de violência registados em cinco dias de manifestações na Colômbia contra um projeto de reforma fiscal proposto pelo Governo, indicaram hoje as autoridades locais.

O projeto de reforma fiscal tem despertado fortes críticas, tanto da oposição como dos sindicatos que organizaram a mobilização de 28 de abril, e até de representantes do partido no poder, por acreditarem que a reforma irá afetar em demasia a classe média, e que é "inoportuna" no meio da pandemia de covid-19, que agravou a crise económica no país.

Ivan Duque propôs retirar o plano original e redigir um novo texto, anulando os principais pontos contestados: o aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre bens e serviços, bem como a ampliação da base do Imposto sobre o Rendimento (IRS).

Leia Também: Cinco dias de manifestações na Colômbia provocam 17 mortes e 800 feridos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório