Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Angola com mais 140 casos e governo alerta para riscos de incumprimento

Angola registou mais um óbito e 140 casos de Covid-19, no dia em que se iniciou a segunda fase da vacinação, anunciou a ministra da Saúde, apelando ao cumprimento das medidas de prevenção, devido ao risco das novas estirpes.

Angola com mais 140 casos e governo alerta para riscos de incumprimento
Notícias ao Minuto

20:38 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com Sílvia Lutucuta, foram registadas nas últimas 24 horas 134 novas infeções em Luanda, cinco no Huambo e uma no Zaire, das quais 63 de sexo feminino e 77 do sexo masculino, com idades entre 2 e 88 anos.

Foi também notificado mais um óbito, em Luanda, uma angolana de 58 anos, e 227 pessoas recuperaram da doença, das quais 220 em Luanda, com idades entre 1 e 84 anos.

Foram testadas 2.627 amostras num total de 508.543 amostras processadas.

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus detetados até agora em Angola é de 27.133, dos quais 603 óbitos, 2.390 casos ativos e 24.190 recuperações.

A ministra da Saúde reiterou que estão a aparecer novos casos em todas as faixas etárias, e sintomáticos, alertando para a circulação comunitária de estirpes virulentas como a sul-africana e inglesa em Luanda, e apelou a que as pessoas em quarentena e isolamento domiciliário cumpram escrupulosamente as medidas.

"Temos estado a assistir a situações em que é recomendado o isolamento e as pessoas não cumprem, convivem com outros membros da família, e vamos assistindo a novas infeções nesses agregados, em especial crianças e pessoas de idade mais avançada", afirmou.

Ao sair de casa "estão também a gerar novas cadeias de transmissão", continuou a governante, voltando a apelar à população para que denunciem os incumpridores.

A responsável da Saúde pediu igualmente que se respeite a cerca sanitária de Luanda, saindo da província apenas em caso de necessidade, e sublinhou que aumentou consideravelmente a pressão sobre os postos de testagem nas saídas da cerca.

"Já tivemos num só dia mais de 11 casos num ponto", indicou.

No dia em que o país iniciou a segunda fase de imunização com a vacina da AstraZeneca, que pretende abranger 530 mil pessoas, Sílvia Lutucuta apelou também às pessoas que são chamadas para vacinação para que cumpram o seu dever cívico e patriótico e mostrou-se otimista quanto à possibilidade de aquisição de uma vacina cubana.

"Tão logo tenha aprovação, claro, vamos usar todas as vacinas seguras aprovadas e certificados", respondeu na conferência de imprensa em Luanda.

Angola recebeu 1 milhão de doses de vacinas da AstraZeneca no âmbito da iniciativa Covax, bem como doações da China (200 mil doses da Sinopharm) e autorizou a compra de 6 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.203.937 mortos no mundo, resultantes de mais de 152,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Números baixam em Itália e Espanha. Alentejo sem casos hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório