Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Nações Unidas preocupadas com violência racial na polícia belga

Um comité de proteção de direitos humanos da ONU expressou hoje preocupação com casos de violência racial na polícia da Bélgica e pediu ao país para autorizar investigações completas sobre alguns incidentes.

Nações Unidas preocupadas com violência racial na polícia belga
Notícias ao Minuto

18:53 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Violência racial

O comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial, que é composto por 18 especialistas independentes, também pediu mais diversidade étnica nas forças de segurança da Bélgica.

Um importante oficial da polícia belga afastou-se do cargo, no ano passado, após a divulgação de um vídeo de 2018 que mostrava o tratamento violento dado por polícias belgas a um cidadão eslovaco, num aeroporto belga.

O homem acabou por morrer e, mais recentemente, procuradores belgas iniciaram uma outra investigação, após a morte de um negro de 23 anos que foi detido pela polícia.

O comité da ONU disse, num comunicado, que os especialistas estão preocupados com "relatos de aumento da violência policial durante a pandemia de covid-19 e perante recentes manifestações antirracismo, persistente discriminação racial e discurso de ódio".

O painel de especialistas recomendou ainda que as autoridades belgas "legislem uma proibição explícita de discriminação racial e estabeleçam um sistema independente para lidar com queixas relacionadas com discriminação racial".

Leia Também: UNESCO alerta para crise e ameaças crescentes à imprensa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório