Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dinamarca exclui vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação

País tomou a mesma decisão, no mês passado, em relação à vacina da AstraZeneca.

Dinamarca exclui vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação
Notícias ao Minuto

15:27 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covi

A Dinamarca decidiu excluir a vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação contra a Covid-19.  A notícia está a ser avançada pela AFP e pela Reuters, que citam fontes locais.

O país nórdico tomou a mesma decisão, no mês passado, mas em relação à vacina da AstraZeneca, após casos raros, mas graves de coágulos sanguíneos e que em alguns casos levou à morte dos doentes.

"A Autoridade Nacional de Saúde dinamarquesa concluiu que os benefícios do uso da vacina para a covid-19 da Johnson & Johnson não superam o risco de causar um possível efeito secundário", referiu, entretanto, a entidade de saúde dinamarquesa.

Em causa está a possibilidade de as pessoas a quem é administrada esta vacina apresentarem trombocitopenia trombótica induzida por vacina (VITT, na sigla em inglês), um tipo muito raro de trombose.

Com esta decisão, o país deverá atrasar o plano de imunização dos seus cidadãos, uma vez que a vacina da Johsnon & Johnson representa cerca de um terço do total dos fornecimentos contratados de vacinas na Dinamarca.

Recorde-se que regulador de medicamentos da Europa, a Agência Europeia de Medicamentos, afirmou em 20 de abril ter encontrado uma possível ligação entre a vacina da J&J e questões de coagulação de sangue rara em adultos que receberam doses nos Estados Unidos da América.

[Notícia atualizada às 16h04]

Leia Também: AO MINUTO: Sem óbitos pela 3.ª vez em 8 dias, país com menos mortes na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório