Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Merkel apela à solidariedade internacional nos 75 anos da Care

chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje para que não se desvie o olhar do sofrimento da população de outras regiões do mundo, ao relembrar o 75.º aniversário dos primeiros pacotes de ajuda humanitária da Care.

Merkel apela à solidariedade internacional nos 75 anos da Care
Notícias ao Minuto

14:38 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"A Care prova que não devemos desviar o olhar do sofrimento dos outros. A situação catastrófica na Síria e no Iémen, por exemplo, afeta-nos a todos, porque, como comunidade internacional, temos responsabilidade para com as pessoas que sofrem", disse Merkel, numa mensagem por ocasião do aniversário da organização.

Merkel referiu-se à Care como um "símbolo da humanidade", referindo-se ao papel desta organização internacional que celebra 75 anos e cujos programas de combate à pobreza ajudaram cerca de 800 milhões de pessoas, em mais de 100 países.

A chanceler, que recordou que o Governo alemão tem apoiado há vários anos o trabalho da Care, agradeceu aos seus voluntários pelo empenho revelado e por levarem "esperança e humanidade ao mundo".

Em 09 de maio de 1946, um navio carregado com pacotes de ajuda para a Europa - que fora severamente atingida pela Segunda Guerra Mundial - chegou ao porto francês de Le Havre vindo dos Estados Unidos.

A Alemanha recebeu os primeiros pacotes de ajuda, que chegaram ao porto de Bremerhaven algumas semanas depois, em 15 de julho de 1946.

Alguns anos depois, a organização expandiu a sua ação humanitária para outras regiões do mundo, primeiro para a península coreana e Filipinas, depois também para África, Médio Oriente e América Latina.

"Este trabalho é mais necessário hoje do que nunca: atualmente, 235 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária, um triste recorde", explicou a organização num comunicado hoje divulgado, destacando o papel da Alemanha, que se tornou beneficiária da Care após a Segunda Guerra Mundial.

Leia Também: Clima: Tribunal alemão considera "insuficientes" esforços do governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório