Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Associações pedem à ONU que investigue tratamento de menores em França

Várias associações anunciaram hoje ter pedido ao Comité de Direitos da Criança da ONU para investigar o tratamento dos migrantes menores desacompanhados em França, cujos direitos dizem ser alvo de "violações graves e sistemáticas".

Associações pedem à ONU que investigue tratamento de menores em França

As estruturas associativas pedem a este comité da ONU a abertura de um "inquérito sobre as violações cometidas por França, Estado signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança", documento multilateral em vigor desde setembro de 1990, segundo referiu a organização Utopia 56, uma das várias associações envolvidas na iniciativa, num comunicado.

A Convenção dos Direitos da Criança constitui o mais completo e importante documento sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos.

Muitos dos adolescentes estrangeiros que chegam anualmente ao território francês são vítimas de uma "negação da menoridade", indicou a mesma fonte.

Estes jovens são frequentemente declarados como maiores de idade e, portanto, não ficam abrangidos pelos mecanismos de proteção dos direitos das crianças.

Estes migrantes menores desacompanhados, pelos quais os vários departamentos que compõem o país são responsáveis, também sofrem de "um tratamento desigual (...) no território francês", frisou a organização Utopia 56.

Na mesma nota informativa, o coletivo denunciou "a insuficiência de recursos financeiros, humanos e materiais atribuídos pelo Estado francês aos departamentos", bem como "a ausência de uma autoridade nacional de controlo ou de coordenação eficaz" para este dossiê concreto.

Mesmo que a investigação agora solicitada à ONU avance, as potenciais conclusões não poderão forçar o Estado francês a modificar as suas políticas nesta matéria, admitiu, em declarações à agência France-Presse (AFP), o fundador da Utopia 56, Yann Manzi.

"Mas será constrangedor para o Estado francês, pelo menos em termos de imagem", concluiu o representante.

Leia Também: Incidência estabiliza em França com 9.888 contágios e 113 mortos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório