Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Marine Le Pen. Sanções da Rússia contra a UE são forma de reciprocidade

A líder de extrema-direita francesa Marine Le Pen disse hoje que as sanções da Rússia contra altos funcionários da União Europeia eram uma "forma de reciprocidade" depois daquelas decididas por Bruxelas contra Moscovo, que considerou "um erro".

Marine Le Pen. Sanções da Rússia contra a UE são forma de reciprocidade
Notícias ao Minuto

14:49 - 01/05/21 por Lusa

Mundo Marine le Pen

A Rússia anunciou na sexta-feira sanções contra altos funcionários da União Europeia (UE), incluindo o presidente do Parlamento Europeu, como retaliação às que foram adotadas por Bruxelas em março, no meio de tensões renovadas entre Moscovo e o Ocidente.

"Desde o momento em que a União Europeia pôs em prática, há muitos anos, medidas de sanções" contra os deputados russos "até ao presidente da Duma russa, não é surpreendente que a Rússia, numa forma de reciprocidade, considere que os líderes da UE também não têm o direito de ir ao seu território", disse a presidente da Frente Nacional.

"A Rússia não está na origem das sanções pessoais que foram decididas. É a União Europeia que está na origem" e estas sanções da UE aplicadas em março são "um erro", disse.

A presidente da Frente Nacional, candidata às eleições presidenciais francesas em 2022, recebeu um empréstimo russo em 2014 e foi recebida pelo presidente Vladimir Putin durante a campanha presidencial de 2017.

A UE emitiu vários pacotes de sanções individuais contra funcionários russos envolvidos no processo contra o opositor russo Alexei Navalny ou os responsáveis pelas violações dos direitos humanos durante a repressão dos protestos.

Se a França "tivesse relações que não estivessem sujeitas a proibições da UE, teria certamente a possibilidade de assegurar que Nalvany tivesse acesso a uma defesa livre, tivesse acesso a cuidados", disse Marine Le Pen, dizendo que defendia "a integridade física dos prisioneiros em qualquer país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório