Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

EUA concluem revisão estratégica "realista" sobre Coreia do Norte

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defende uma abordagem diplomática "realista" em relação à Coreia do Norte, indicou na sexta-feira a Casa Branca, que anunciou a conclusão da revisão estratégica em relação ao país asiático.

EUA concluem revisão estratégica "realista" sobre Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

07:10 - 01/05/21 por Lusa

Mundo Joe Biden

As negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão paradas desde o fracasso da segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un em Hanói, em fevereiro de 2019. Desde que assumiu o poder, há 100 dias, Biden tem estado relativamente discreto em relação ao dossier.

"Posso confirmar que concluímos a nossa revisão estratégica sobre a Coreia do Norte", indicou Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, a bordo do Air Force One.

"O nosso objetivo continua a ser a desnuclearização completa da península coreana", lembrou.

Defendendo uma abordagem "realista" pela via diplomática, em estreita ligação com a Coreia do Norte e o Japão, Psaki manteve-se evasiva em relação a possíveis iniciativas, ao mesmo tempo que se distanciava das anteriores administrações.

"A nossa política não será centrada na busca de um grande acordo", sublinhou, marcando claramente a diferença com a abordagem de Donald Trump.

"Mas também não se apoiará na paciência estratégica", adiantou, referindo-se a uma expressão utilizada durante a presidência de Barack Obama.

Há 10 dias, o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, apelou a Joe Biden para relançar as negociações com Pyongyang.

"O mais importante para os dois governos é ter a vontade de dialogar e de se sentar frente-a-frente o mais depressa possível", indicou Moon, que é esperado a 21 de maio na Casa Branca.

"Espero que Biden entre na História como o Presidente que alcançou progressos substanciais e irreversíveis em direção a uma completa desnuclearização e um acordo de paz na península coreana", declarou.

A Coreia do Norte é considerada uma das maiores e mais perturbadoras ameaças à segurança nacional que os Estados Unidos e os seus aliados enfrentam.

Pyongyang disparou mísseis de curto alcance em março, poucos dias depois da irmã de Kim Jong-un ter ameaçado os Estados Unidos e a Coreia do Sul por realizarem exercícios militares conjuntos.

Aqueles testes não estão proibidos, mas, dias depois, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance para o mar, desafiando as resoluções da ONU que proíbem tais lançamentos.

Leia Também: "Plano de Biden para bens imóveis herdados pode impactar mais famílias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório