Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Meias e pano ensanguentado a leilão no bicentenário da morte de Napoleão

Os colecionadores poderão adquirir algum ADN de uma das figuras mais controversas da História.

Notícias ao Minuto

23:24 - 30/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Napoleão Bonaparte morreu a 5 de maio de 1821, com 51 anos, na ilha de Santa Helena, no sul do Oceano Atlântico, para onde foi banido pelos britânicos após a sua derrota na Batalha de Waterloo, em 1815.

No bicentenário da sua morte, cerca de 360 objetos no total vão ser postos a leilão pela Osenat, com peças de destaque como uma madeixa do seu cabelo, um par de meias de seda, uma camisa com a sua inicial bordada a linha vermelha e... um pedaço de pano ensanguentado.

O pano, posto por cima do corpo de uma das figuras mais controversas da história durante a autópsia, tem como preço estimado 15 mil euros.

Vem acompanhado de uma nota escrita em 1875 pelo duque de Bassano, cujo pai recebeu o tecido do marquês de Montholon, general militar que acompanhou Napoleão ao exílio em Santa Helena e lá permaneceu até à sua morte.

"Nesta mancha de sangue está o ADN do imperador. Não há mais íntimo do que isto", disse o leiloeiro Jean-Pierre Osenat à Reuters.

A coleção inclui ainda um prato ornamentado que Napoleão usava para comer e uma taça de cristal, bem como peças de roupa.

Muitos dos artefactos à venda foram trazidos de Longwood House, a última residência de Napoleão, uma casa com cheiro de mofo na ilha infestada de ratos.

Pode ver, na galeria acima, algumas fotografias dos itens a leilão.

Leia Também: Pintura de Vieira da Silva vai a leilão da Christie's dedicado a mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório