Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Covid-19: Primeira remessa de ajuda médica dos EUA chega à Índia

O primeiro carregamento da ajuda médica fornecida pelos Estados Unidos à Índia, a atravessar uma segunda vaga da pandemia da Covid-19, chegou hoje à capital indiana.

Covid-19: Primeira remessa de ajuda médica dos EUA chega à Índia
Notícias ao Minuto

06:16 - 30/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Um avião militar norte-americano Super Galaxy aterrou no Aeroporto Internacional de Nova Deli, transportando a bordo mais de 400 garrafas de oxigénio e outro equipamento sanitário, incluindo cerca de um milhão de testes rápidos para detetar a Covid-19.

O envio da ajuda norte-americana a partir da base militar de Travis, na Califórnia, seguiu-se a conversações esta semana entre o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Na quarta-feira, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos iam enviar equipamento médico avaliado em mais de 100 milhões de dólares (82,4 milhões de euros) para ajudar a Índia no combate à pandemia.

Os voos especiais, também com equipamento doado por empresas e particulares, deverão prosseguir na próxima semana.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto sem precedentes, que já levou vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático, incluindo Portugal.

Na quinta-feira, a Índia atingiu um novo máximo mundial de contágios, com 379.257 casos da Covid-19, além de 3.645 mortes, um novo máximo no país.

A explosão do número de casos, atribuída a uma variante do vírus detetada naquele país asiático, a comícios eleitorais e festivais religiosos em grande escala, sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.033 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19. Índia com mais de 386 mil casos, num novo máximo diário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório