Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Charles Michel promete "parceria forte" entre a UE e RD Congo

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prometeu hoje uma "parceria forte" entre a União Europeia e a República Democrática do Congo (RD Congo) em assuntos económicos, de segurança e ambientais, durante uma visita a Kinshasa.

Charles Michel promete "parceria forte" entre a UE e RD Congo
Notícias ao Minuto

23:44 - 29/04/21 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

Esta "forte parceria", que também inclui a União Africana (UA), deverá concentrar-se "no nível económico, investindo em infraestruturas, no setor privado, na criação de emprego e no apoio à educação, saúde e segurança", disse Charles Michel na rede social Twitter.

Durante a sua visita oficial à capital a RD Congo, Kinshasa, o Presidente do Conselho Europeu entregou dois barcos àquele país, para melhorar a navegação no rio Congo, onde muitos barcos frágeis naufragam todos os anos.

"A pedido do governo da RD Congo, a UE investiu 60 milhões de euros para tornar a navegação segura ao longo de 2.300 km, nomeadamente no rio Congo, de Kisangani a Kinshasa, no rio Kasai", disse a delegação da UE em Kinshasa.

Michel falou também, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, atual presidente da União Africana (UA), de uma "parceria" entre a UE e a RD Congo para a gestão sustentável da floresta da bacia do Congo.

"Temos a impressão de que durante anos, o mundo tem estado mais concentrado na Amazónia do que na Bacia do Congo, que contribui muito eficazmente para a luta contra as alterações climáticas", observou o presidente congolês.

"Precisamos de apoio na gestão das nossas florestas", defendeu.

"Queremos apoiar" a educação gratuita, adiantou ainda o presidente do Conselho Europeu.

Implementado em setembro de 2019, o ensino primário público gratuito é um enorme desafio para os escassos recursos da RD Congo.

Leia Também: Presidente do Conselho Europeu visita Angola na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório