Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 650 pessoas foram presas durante manifestações no Chade

Mais de 650 pessoas foram presas durante as manifestações dos últimos dois dias no Chade e estão agora a ser interrogadas pelos tribunais, disse hoje o procurador de Ndjamena.

Mais de 650 pessoas foram presas durante manifestações no Chade
Notícias ao Minuto

18:27 - 29/04/21 por Lusa

Mundo Chade

Houve "653 detenções" durante as manifestações de terça-feira, "e 58" na quarta-feira, afirmou Youssouf Tom, em declarações à agência France-Presse (AFP), acrescentando que alguns "estão em processo de serem apresentados à justiça, a maioria deles já foram, e muitos já foram libertados".

A oposição e a sociedade civil consideram que foi um "golpe institucional" e uma "sucessão dinástica", aquilo que aconteceu no país, com o filho do defunto Presidente Idriss Déby Itno, Mahamat Idriss Déby, a tomar o poder, liderando o Conselho Militar de Transição (CMT), que concentra quase todos os poderes.

Assim, a oposição apelou às manifestações de protesto contra a situação na terça-feira, as quais foram proibidos pelas autoridades militares.

As manifestações foram reprimidas. Seis pessoas foram mortas em Ndjamena e no sul do país, de acordo com as autoridades, nove de acordo com uma organização não-governamental (ONG) local.

No tribunal superior de Ndjamena, dezenas de manifestantes foram trazidos hoje em veículos da polícia, de diferentes esquadras e distritos da capital, relatou a AFP.

Desde quarta-feira de manhã, são apresentados à vez nos gabinetes do procurador e dos seus adjuntos, explicou um dos advogados, Rimt Guarambaye.

A maioria dos apelos à manifestação foram também contra a política da França, que é acusada de apoiar o novo poder desde que o Presidente francês, Emmanuel Mácron, se deslocou a Ndjamena para se encontrar com as novas autoridades de transição no país, por ocasião do funeral do marechal Déby, o único chefe de Estado ocidental que se deslocou ao país depois dos acontecimentos.

O Presidente francês condenou então "de forma veemente" a repressão das manifestações de terça-feira.

Um novo apelo para manifestações foi lançado na quarta-feira de manhã, mas foi pouco seguido.

Assim que o Exército anunciou a morte, alegadamente em combate contra grupos rebeldes, do Presidente do Chade, Idriss Déby, na semana passada, o seu filho Mahamat, tenente-general e chefe da guarda presidencial, assumiu o comando do CMT, composto por mais 14 generais, todos eles próximos do seu pai, e revogou a Constituição e dissolveu o Governo e a Assembleia Nacional.

Mahamat Idriss Déby prometeu "eleições livres e democráticas" em 18 meses. Na segunda-feira, foi nomeado o primeiro-ministro transitório, que foi chefe de um anterior executivo sob a presidência de Idriss Déby.

Leia Também: Rebeldes no Chade anunciam abate de helicóptero militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório