Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia vai participar em ensaio clínico de medicamento israelita

A Grécia vai participar na segunda fase dos ensaios clínicos do medicamento israelita Exo-CD24, que promete tratar doentes com sintomas agudos de covid-19, anunciou hoje o Governo helénico.

Grécia vai participar em ensaio clínico de medicamento israelita
Notícias ao Minuto

15:59 - 29/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O professor Nadir Arber, que dirige a investigação num hospital de Telavive, reuniu-se hoje com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, depois de ter visitado os dois hospitais da região de Ática, onde, nos próximos dias, terá início o fornecimento deste medicamento a voluntários.

A Grécia é um dos poucos países que aderiram a este ensaio clínico, que usou o medicamento em 30 doentes entre os 37 e os 77 anos de idade com sintomas moderados ou graves de covid-19.

Esses doentes inalaram diariamente a substância, durante cinco minutos, e em cinco dias, 29 apresentaram melhoras claras.

O estado do último paciente melhorou após uma semana de tratamento.

O objetivo do tratamento é regular a reação do sistema imunológico dos doentes, uma vez que o contágio provoca uma reação exagerada do sistema imunológico em cerca de 5% dos infetados, e evitar danos nos pulmões que podem ser fatais.

Mitsotakis foi informado dos resultados positivos dos testes feitos na primeira fase durante a sua viagem a Israel, em fevereiro passado, e pediu a Sotiris Tsiodras, o especialista em doenças infecciosas que chefia a comissão de especialistas gregos contra a covid-19, para entrar em contacto com Nadir Arber.

Desde o início da pandemia, a Grécia, cuja população soma quase 11 milhões de habitantes, registou 337.723 infeções e 10.242 mortes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Empresa integra jovens provenientes do campo de refugiados da Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório