Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 18 mortos em ataque armado no norte do Burkina Faso

Pelo menos 18 pessoas foram mortas num ataque armado, ocorrido na segunda-feira, no norte do Burkina Faso, disse hoje o Governo.

Pelo menos 18 mortos em ataque armado no norte do Burkina Faso
Notícias ao Minuto

13:45 - 29/04/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

O ataque, que teve lugar durante a noite na aldeia de Yattakou, na região de Seno, provocou também a fuga de muitos residentes, disse, em comunicado, o governador da região do Sahel, Salfo Kabore.

O atentado ocorreu no mesmo dia em que dois jornalistas espanhóis e um conservacionista irlandês foram mortos e um soldado desapareceu quando a sua patrulha foi emboscada por 'jihadistas' no leste do país.

Embora não seja claro quem cometeu o ataque na região do Sahel, um alto funcionário da segurança disse, sob anonimato, à agência Associated Press que provavelmente foi levado a cabo por 'jihadistas' ligados ao grupo terrorista Estado Islâmico que operam ao longo da fronteira com o Níger.

O Burkina Faso foi invadido pela violência ligada aos extremistas islâmicos que já matou milhares e deslocou mais de 1 milhão de pessoas.

O ataque desta semana é o mais recente numa região onde os rebeldes extremistas intensificaram os ataques contra civis e forças de segurança, de acordo com uma declaração do Governo, que afirmou que "os terroristas levaram a cabo atos de intimidação, pilhagem e assassínios de civis".

No início deste mês, em Gorgadji, província de Seno, os 'jihadistas' mataram pelo menos 10 combatentes de defesa locais, voluntários recrutados pelo Governo para ajudar o Exército, disse o chefe da aldeia, Hamidou Damboro Zango,

Zango, cujo filho e sobrinho foram mortos pela violência extremista, disse que apesar de Gorgadji ser controlada pelo Exército, os 'jihadistas' conseguiram entrar durante a noite e roubar o gado das populações.

Quando os combatentes voluntários tentaram recuperá-los no dia seguinte, foram emboscados e mortos, acrescentou.

"Estou triste. Como chefe, não posso ver o meu povo morrer", disse Zango, pedindo ajuda para a região.

Leia Também: Pelo menos dois mortos e 16 feridos em ataque à faca em creche na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório