Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ucrânia e separatistas pró-russos continuam sem chegar a acordo de paz

Negociadores ucranianos, russos e separatistas não chegaram a um acordo sobre uma trégua no leste da Ucrânia antes da Páscoa ortodoxa, anunciaram hoje mediadores da OSCE.

Ucrânia e separatistas pró-russos continuam sem chegar a acordo de paz
Notícias ao Minuto

12:52 - 29/04/21 por Lusa

Mundo OSCE

"Infelizmente, nenhum acordo foi alcançado", disse a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), num comunicado.

O porta-voz da delegação ucraniana Oleksii Arestovytch, citado pela agência Interfax-Ucrânia, sublinhou que as discussões foram "construtivas" e que "as consultas vão continuar".

A Rússia -- que é acusada de estar a apoiar o movimento separatista - culpou a Ucrânia por ter "bloqueado as propostas russas de mecanismos para evitar violações da trégua".

Desde o início do ano, aumentaram os confrontos entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, após uma trégua que foi respeitada no segundo semestre de 2020.

Neste conflito, 30 soldados ucranianos foram mortos desde 01 de janeiro deste ano, contra 50 durante todo o ano de 2020, e os separatistas admitiram 20 baixas, desde o início do ano.

No total, já morreram 13.000 pessoas, desde o início da guerra, em 2014, quando a Rússia invadiu a Crimeia.

As tensões entre a Ucrânia e a Rússia aumentaram nas últimas semanas, particularmente depois de Moscovo ter reforçado com 10.000 soldados o seu contingente de soldados na zona de fronteira, alegando a realização de exercícios militares.

Na passada semana, o Kremlin anunciou a retirada dessas tropas nas áreas de fronteira, mas a tensão na linha de frente não diminuiu de acordo, com a Ucrânia e a OSCE.

"Não vejo que essa retirada tenha melhorado a situação. Apenas reduziu o risco de uma expansão da guerra", disse uma fonte da presidência ucraniana.

Leia Também: Presidente da Ucrânia esperançado em reunião com Vladimir Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório