Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Embaixador diz que Protocolo da Irlanda do Norte é "única solução"

O Protocolo da Irlanda do Norte do Acordo do 'Brexit' "não é o problema" mas a "única solução" para as questões criadas pela saída do Reino Unido da UE naquela região, disse hoje o embaixador europeu João Vale de Almeida. 

Embaixador diz que Protocolo da Irlanda do Norte é "única solução"
Notícias ao Minuto

18:14 - 28/04/21 por Lusa

Mundo Brexit

"O Protocolo não é o problema. O problema é o 'Brexit' e a forma do 'Brexit' e o impacto que teve na Irlanda do Norte", argumentou o embaixador da UE no Reino Unido num seminário virtual organizado pelo Institute for Government.

"Não há alternativa, logo o Protocolo é a única solução que foi encontrada para o problema criado pelo 'Brexit' na Irlanda do Norte", acrescentou. 

O Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte, enquanto parte integrante do Acordo de Saída, foi ratificado pela UE e pelo Reino Unido, está em vigor desde 01 de fevereiro de 2020 e produz plenos efeitos jurídicos ao abrigo do Direito Internacional. 

O dispositivo foi incluído no Acordo para que a Irlanda do Norte mantenha uma fronteira terrestre aberta com a vizinha Irlanda, prevista nos acordos de paz de 1998. 

Em março, a UE lançou uma ação judicial contra a decisão do governo britânico de atrasar os controlos aduaneiros entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

A medida afeta produtos de origem animal do resto do Reino Unido para a Irlanda do Norte e visam contornar problemas enfrentados nas primeiras semanas do ano por empresas como supermercados, que resultou na escassez de alguns produtos alimentares.

Em vez de uma renegociação dos termos, Vale de Almeida entende que se deve "implementar o protocolo com um espírito flexível e construtivo, mas dentro dos limites do Protocolo" pois não existe alternativa a esta solução.

"Nas últimas semanas, temos trabalhado muito bem com nossos amigos britânicos na tentativa de encontrar exatamente essas soluções", acrescentou. 

Leia Também: Primeira-ministra da Irlanda do Norte demite-se pressionada pelo partido

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório