Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Brasil produz a sua 1.ª vacina; Vacinas da UE "difamadas"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil produz a sua 1.ª vacina; Vacinas da UE "difamadas"
Notícias ao Minuto

16:03 - 28/04/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

A dois dias de terminar o 15.º Estado de Emergência, o que acontece na próxima sexta-feira, dia 30 de abril, Portugal registou, esta quarta-feira, 572 casos e três mortes relacionadas com o novo coronavírus.

Portugal caminha assim a passos largos para a 4.ª e última fase do plano de desconfinamento que, se tudo correr bem, acontece a 3 de maio.

Quanto à vacinação, o secretário de Estado da Saúde reforçou esta quarta-feira que o ritmo vai acelerar no país para se passar a administrar 100 mil vacinas contra a Covid-19 diariamente, tendo também elogiado o programa de auto-agendamento da vacina.  

Já a BioNTech anunciou que quem tomou a vacina da Pfizer irá necessitar de uma terceira dose, nove meses após a segunda injeção, de forma a consolidar a proteção contra o vírus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h29 - O Instituto Butantan, um prestigiado centro de investigação médica do Brasil, iniciou hoje a produção da Butanvac, a primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida no país e que tem ainda de passar por testes em humanos.

23h07 - Espanha atingiu a meta de vacinar 80% da população com mais de 80 anos com um mês de atraso, recordou, esta quarta-feira, o El País.

23h04 - O México reportou, esta quarta-feira, 3.818 novos casos de coronavírus e 371 mortes, elevando o número total de casos para 2.336.944 e de vítimas mortais para 215.918. Contudo, tudo indica que o número de óbitos neste país é maior do que o registado. Um relatório oficial, divulgado em março, sugere que o número real de mortos no México é, pelo menos, 60% maior do que o confirmado.

22h55- O Chile decidiu que as grávidas devem ter prioridade na vacinação contra a Covid-19 e começou, esta semana, a administrar doses da Pfizer nas que mulheres que têm problemas de saúde e estão no segundo ou terceiro trimestre de gestação.

22h51 - O negócio dos preservativos voltou a melhorar. De acordo com a Durex, desde o início do ano que se sente um crescimento nas vendas. A empresa espera agora que, à medida que os países desconfinam e as regras sanitárias são aliviadas, esse aumento se note ainda mais.

22h34 - Os Estados Unidos administraram hoje 234.639.414 doses de vacinas contra a Covid-19.

22h26 - O Brasil notificou, esta quarta-feira, mais 79.726 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (72.140), e mais 3.163 óbitos associados à doença Covid-19, também um crescimento em relação à véspera (3.086).

22h14 - DGS recorda: "Herculana Queimada, de 82 anos, recebeu a vacina três milhões. Confiar nas vacinas e manter todos os cuidados é fundamental para controlar a pandemia"

22h05 - A Queima das Fitas do Porto celebra este ano o 100º aniversário e assinala o centenário com o documentário 'Porto de Encontro' e um palco digital que emitirá, entre 2 e 8 de maio, concertos e a serenata.

22h00 - Espanha decide, na sexta-feira, se irá vacinar com a segunda dose da AstraZeneca os utentes com menos de 60 anos que foram deixados numa espécie de "limbo imunológico", anunciou, esta quarta-feira, o El País.

21h42 - O Porto vai ter um novo centro de vacinação para Covid-19 no futuro Parque de Saúde do Cerco, em Campanhã, sendo a sua instalação comparticipada pelo município, revela uma proposta da maioria municipal liderada pelo independente Rui Moreira.

21h38 - Angola registou nas últimas 24 horas mais 226 casos de Covid-19, quatro mortes e 243 doentes recuperados, anunciou hoje a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta

21h17 - A UGT, a CGTP e a Confederação do Comércio defenderam hoje que o teletrabalho não pode ser imposto, deve ser objeto de negociação coletiva e a sua regulação deve ser ponderada e não basear-se na realidade resultante da pandemia.

21h15 - Angola encontra-se "em plena segunda vaga" da Covid-19, agravada pelas novas estirpes que estão a afetar famílias inteiras, contando-se atualmente 523 casos das variantes sul-africana e inglesa, anunciou a ministra da Saúde angolana.

20h51 - A variante indiana do novo coronavírus já chegou também à Turquia, anunciou, esta quarta-feira, o ministro da saúde turco, Fahrettin Koca. De acordo com o governante, foram detetados os primeiros cinco casos desta estirpe no país, mais exatamente em Istambul.

20h23 - Cabo Verde bateu um novo recorde com 406 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e registou mais dois óbitos, num total agora de 213 mortos provocados pela doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h20 - A comunicação social russa e chinesa estão a tentar, sistematicamente, "semear a desconfiança" nas vacinas Covid-19 ocidentais através de campanhas de desinformação, revela, esta quarta-feira, um relatório da União Europeia.

De dezembro a abril, os meios de comunicação social estatais dos dois países divulgaram notícias falsas online em vários idiomas, ampliando as preocupações com a segurança das vacinas ao anunciar ligações "infundadas" entre as vacinas e mortes na Europa, para, desta forma, promover as vacinas russas e chinesas, em detrimento, das europeias.

20h17 - Espanha já administrou mais de 15 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o ministério da Saúde do país vizinho.

20h13 - O Estado está "preparado" para garantir uma parte das dívidas sobre moratória nos setores mais afetados pela Covid-19, desde que os bancos concedam a "carência necessária" e a "extensão de maturidade adequada", disse hoje o ministro da Economia.

20h00 - O governo espanhol desaconselhou, esta quarta-feira, as viagens para a Índia, "devido ao agravamento da situação sanitária no país, na sequência do aumento contínuo de infeções e escassez de recursos hospitalares e de saúde para os doentes". No mesmo comunicado, o ministério dos Assuntos Estrangeiros sugere ainda aos espanhóis que estão na Índia que regressem, "o mais rápido possível" a Espanha, visto que, cada vez mais países estão a cortar as ligações com o país.

19h58 - Itália proibiu, esta quarta-feira, a entrada a passageiros vindos do Bangladesh, tal como fez com a Índia, "perante o agravamento da situação epidemiológica registada nos dois países", anunciou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza. Assim sendo, todos os cidadãos que estiveram no Bangladesh nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no país. Apenas os cidadãos italianos estão autorizados a regressar ao seu país, mas terão de cumprir quarentena.

19h50 - Rui Rio está de acordo com a não renovação do Estado de Emergência, desde que tal não seja necessário, do ponto de vista jurídico, para decretar as medidas para controlar a pandemia.

19h44 - França reportou, esta quarta-feira, mais 31.539 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número ligeiramente superior ao reportado na véspera (30.317). No último dia, o país registou também 15 mortes relacionadas com a pandemia.

19h41 - A Alemanha está a espiar negacionistas da Covid-19 para verificar se estes cidadãos estão a incitar à violência no país.

19h18 - Portugal vai antecipar o envio para Cabo Verde de vacinas contra a Covid-19 e alargar, até final do ano, a moratória em vigor sobre o serviço da dívida bilateral, anunciou hoje em Lisboa o Governo português.

19h14 - As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram 21 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e 19 doentes recuperaram da doença nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde.

19h10 - A partir de 2 de junho e até outubro, a França vai impor medidas de transição para sair da crise sanitária, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex, quando os números da pandemia de covid-19 no país estão a descer.

19h00 - O PSD pediu, esta quarta-feira, uma audição urgente do coordenador da Task Force da vacinação. Na base do requerimento da bancada parlamentar dos sociais-democratas está, entre outros aspetos, a possibilidade do atraso no cumprimento das metas do plano de vacinação.

18h58 - O Tribunal de Instrução n.º 5 de Marbela, em Málaga, Espanha, decidiu arquivar o processo que investigava o caso de uma professora, de 43 anos, que morreu duas semanas depois de receber a vacina da AstraZeneca, apesar de a autópsia não especificar a causa da morte.

18h56 - A Turquia, confrontada com uma penúria de vacinas contra o novo coronavírus, anunciou hoje ter encomendado 50 milhões de doses do fármaco russo Sputnik V.

18h27 - O Reino Unido vai enviar para a Índia "três geradores de oxigénio industrial, do tamanho de contentores", para ajudar os hospitais do país que se encontram sobrecarregados com milhares de internamentos devido ao novo coronavírus. "Estamos com os nossos amigos indianos nesta luta contra a Covid-19", escreveu o ministro dos Assuntos Externos, Dominic Raab, esta quarta-feira no Twitter.

18h21 - O Reino Unido comprou mais 60 milhões de doses da vacina da Pfizer para ajudar a construir um programa de "reforço da vacina de outono", que visa "proteger o progresso" que o país fez, anunciou, esta quarta-feira, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

18h18 - Perante a pandemia de Covid-19, compete ao Governo "agir para minimizar as consequências da crise, desde logo na proteção das vítimas de violência doméstica", defendeu Mariana Vieira da Silva.

17h49 - Células que normalmente protegem e nutrem os neurónios podem ser o veículo usado pelo coronavírus SARS-CoV-2 para infetar o cérebro, de acordo com uma investigação em que participa um cientista português nos Estados Unidos.

17h48 - Espanha reportou, esta quarta-feira, mais 8.665 casos de contágio, uma subida em relação à véspera (7.665), e mais 88 óbitos associados à Covid-19, um número inferior ao do dia anterior (117).

17h27 - Cuba confirmou, esta quarta-feira, 988 novos casos de Covid-19, um acumulado de 104.512. Neste momento, o país conta com 5.306 casos ativos, 35 dos quais internados em estado grave. Até ao momento, as autoridades de saúde cubanas reportaram 614 óbitos relacionados com a doença.

17h26 - A AHRESP pediu ao Governo o fim das limitações horárias na restauração e similares já no próximo fim de semana, e não apenas a partir de segunda-feira, na sequência da anunciada não renovação do estado de emergência.

17h20 - A variante indiana do novo coronavírus mostra sinais de ser mais contagiosa e resistente a algumas das vacinas e tratamentos, alertou, esta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

17h19 - Itália reportou, esta quarta-feira, 13.385 novos casos de infeção por coronavírus e 344 mortes em 24 horas. O país totaliza assim 3.994.894 casos confirmados, 120.256 mortes e 3.431.867 recuperações. 

17h11 - O primeiro-ministro afirmou hoje que a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) exige celeridade, rigor e escrutínio, frisando que não é um "cheque em branco" e que terá uma monitorização permanente da Comissão Europeia.

17h05 - O Governo britânico divulgou, esta quarta-feira, um estudo que sugere que as vacinas reduzem a transmissão do vírus, ou seja, uma única dose de uma vacina Pfizer reduz em 49% a probabilidade de transmitir o vírus a familiares, enquanto a transmissão caiu 38% para aqueles imunizados com a vacina AstraZeneca.

17h18 - As autoridades espanholas encerraram uma festa numa sex shop de Barcelona que contava com a presença de mais de 60 pessoas.

17h00 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi reforçado, em 2021, com 3.619 profissionais, anunciou, esta quarta-feira, o ministério da Saúde no Twitter.

16h52 - O aumento no número de mortes de grávidas e mães recentes com Covid-19 preocupa médicos e autoridades do Brasil, que já defendem a inclusão desta parcela da população nos grupos prioritários de vacinação.

16h45 - O debate do relatório sobre o Estado de Emergência foi hoje aproveitado por vários partidos para fazer um balanço deste regime, que termina sexta-feira, com o PS a defender que "Portugal não falhou" e o PSD a criticar o Governo.

16h32 - O Reino Unido registou 29 novas mortes e 2.166 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, ao mesmo tempo que quase 34 milhões de pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma dose.

16h15 - Moçambique registou 42 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, sem registo de óbitos, de acordo com o boletim de atualização diária sobre a pandemia do Ministério da Saúde.

16h09 - A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública considerou hoje que estão reunidas condições para iniciar a última etapa de desconfinamento, mas advertiu que esta progressão tem que ser acompanhada de medidas de proteção contra a Covid-19.

15h55 - A Suíça prepara-se para permitir eventos até três mil espectadores a partir de julho, anunciou o governo esta quarta-feira, sublinhando que só poderá entrar quem estiver vacinado contra a Covid-19, quem provar que recuperou da doença ou quem apresentar teste com resultado negativo.

15h50 - A ministra da Saúde salientou, esta quarta-feira, no final da discussão do relatório sobre o último estado de emergência, que "só há futuro porque aqui chegámos", porque "os portugueses tiveram a capacidade de se unir" e o "Estado foi responsável por todos" os cidadãos.

Marta Temido aproveitou ainda a intervenção para elogiar o SNS, por este ter mostrado ser "um serviço de saúde robusto, que respondeu às necessidades dos portugueses".

A governante admitiu ainda que a atividade presencial precisa ser reforçada "e recuperada", mas garantiu que os profissionais de saúde já estão a tratar disso.

15h48 - O concelho de Loures vai dispor a partir de quinta-feira de um segundo centro de vacinação contra a Covid-19, que ficará localizado no pavilhão da escola básica Bartolomeu Dias, em Sacavém, disse hoje à Lusa o presidente do município.

15h37 - O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, uma "ajuda humanitária de urgência", num momento em que a Índia se confronta com um aumento dramático dos casos de coronavírus.

15h33 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, usou hoje o fim do Estado de Emergência, com vista à contenção da pandemia de Covid-19, para justificar que o Governo fez o que devia.

15h30 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório