Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Doentes em UCI: Vão de manhã à consulta e à tarde já estão internados

Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva diz que os doentes ficam em estado grave com maior rapidez.

Doentes em UCI: Vão de manhã à consulta e à tarde já estão internados
Notícias ao Minuto

11:27 - 28/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Com a vacinação da população mais idosa em estado avançado, os novos infetados por Covid-19 são cada vez mais jovens. 

Esta é uma realidade em Portugal, mas também em Espanha, onde nos cuidados intensivos o perfil dos doentes alterou-se nas últimas semanas, refere o El Mundo.

De acordo com a Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, são cada vez mais jovens os doentes da Covid-19. As variantes da doença são cada vez mais transmissíveis o que significa, também, que afetam os doentes de forma mais rápida, havendo quem se apresente no hospital de manhã com sintomas da doença e que à tarde já esteja internado nos Cuidados Intensivos.

Ricard Ferrer, responsável por esta associação, refere que as novas variantes da doença está a influenciar a gravidade da doença, sobretudo em doentes mais novos (entre os 40 e os 50 anos) que chegam ao hospital já em estado relativamente grave.

O especialista recorda que antes "os doentes iam a uma consulta normal, havendo os que melhoravam e outros que acabam nos Cuidados Intensivos. Agora, refere, isso mudou "drasticamente"  devido à presença de variantes muito contagiosas e de evolução clinica rápida, como é o caso da variante britânica.

O médico diz que a idade dos doentes está relacionada com o facto de a população mais idosa ter sido prioritária na vacinação e demonstra especial preocupação com um padrão identificado nos doentes em UCI: jovens na casa dos 35 anos, e que sofrem de obesidade.

Leia Também: Autoridades de saúde reabrem escola em Abrantes fechada por surto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório