Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Líder da junta militar do Chade promete "diálogo inclusivo"

O general Mahamat Idriss Déby, líder da junta militar no Chade desde a morte do pai, o presidente Idriss Déby Itno, prometeu hoje um "diálogo nacional inclusivo" durante o período de transição de 18 meses.

Líder da junta militar do Chade promete "diálogo inclusivo"
Notícias ao Minuto

15:43 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Chade

Num discurso transmitido pela televisão nacional, o filho do antigo presidente do Chade disse que o país honrará todos os compromissos internacionais assumidos e que vai continuar a combater o terrorismo.

"O Chade continuará a manter a sua posição e a assumir as suas responsabilidades na luta contra o terrorismo e respeitará todos os seus compromissos internacionais", disse o general, citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse.

A declaração do líder da junta militar surge no mesmo dia em que os chefes de Estado da França e da República Democrática do Congo, Emmanuel Macron e Félix Tshisekedi, condenaram, em Paris, a repressão no Chade e apelaram para o regresso à ordem democrática.

O filho de Idriss Déby, 37 anos, tomou o poder como chefe do Conselho Militar de Transição (CMT), em 20 de abril, um dia depois de o pai ter sido morto, segundo o exército, em combate com os rebeldes no norte do país.

O CMT revogou a Constituição e dissolveu o Governo e a Assembleia Nacional. O general Mahamat Idriss Déby prometeu "eleições livres e democráticas" em 18 meses, mas assumiu o título de Presidente da República e chefe supremo das Forças Armadas.

Leia Também: Novo primeiro-ministro do Chade pede "união sagrada" para salvar o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório