Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Espanha impõe quarentena obrigatória a pessoas procedentes da Índia

A Espanha vai impor uma quarentena obrigatória a todas as pessoas procedentes da Índia, apesar de não haver voos diretos, como medida de controlo sanitário face a notícias sobre a deteção de uma nova variante do novo coronavírus.

Espanha impõe quarentena obrigatória a pessoas procedentes da Índia
Notícias ao Minuto

14:13 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Pandemia

O anúncio foi feito pela porta-voz do Governo espanhol, María Jesús Montero, lembrando que, uma vez que não existem voos diretos entre Espanha e a Índia, certas medidas, como a proibição destes voos, não podem ser adotadas como fizeram outros países europeus.

O despacho assinado pela ministra da Saúde, Carolina Darias, será publicado na quarta-feira no jornal oficial do Estado e, portanto, inclui uma quarentena obrigatória na mesma linha que já é aplicada a outros viajantes de países terceiros em que circulam variantes diferentes das presentes na Espanha.

Conforme explicou na segunda-feira o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, não há evidências de que a variante do SARS-CoV-2 descoberta na Índia seja mais transmissível em relação às outras ou leve a um agravamento da covid-19.

Simón alertou, porém, poderia muito bem ser mais contagiosa, dadas as mutações que o vírus sofreu.

E embora ainda não haja casos confirmados em Espanha, Simón não descartou que possa ser detetado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.965 pessoas dos 834.638 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório