Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Macron e Tshisekedi pedem regresso à ordem democrática no Chade

Paris, 27 abr 2021 abr (Lusa) - Os chefes de Estado da França e da República Democrática do Congo, Emmanuel Macron e Félix Tshisekedi, condenaram hoje, em Paris, a repressão no Chade e apelaram para o regresso à ordem democrática.

Macron e Tshisekedi pedem regresso à ordem democrática no Chade
Notícias ao Minuto

13:17 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Conflito

O Presidente francês, Emmanuel Macron, condenou "fortemente a repressão" no Chade, onde pelo menos duas pessoas foram mortas hoje em protestos contra a junta militar que tomou o poder após a morte do Presidente chadiano, Idriss Déby, na semana passada.

Emmanuel Macron disse também que a França apoia uma "transição pacífica, democrática e inclusiva", manifestando-se contra "um plano de sucessão" após a morte do Presidente Déby, numa altura em que o seu filho Mahamat Idriss Déby dirige o Conselho de Transição Militar (CMT).

Por seu lado, o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, que falava ao lado do seu homólogo francês, apelou às autoridades chadianas para "regressarem rapidamente à ordem democrática", uma semana após a morte do Presidente Idriss Déby, substituído no poder pela junta militar.

"Apoiamos obviamente a estabilidade atual na condição de que ela avance muito rapidamente para a consolidação da democracia", disse em Paris o também presidente em exercício da União Africana (UA).

O filho de Idriss Déby, 37 anos, tomou o poder como chefe do CMT, em 20 de abril, um dia depois de o pai ter sido morto, segundo o exército, em combate com os rebeldes no norte do país.

O CMT revogou a Constituição e dissolveu o Governo e a Assembleia Nacional. O general Mahamat Idriss Déby prometeu "eleições livres e democráticas" em 18 meses, mas assumiu o título de Presidente da República e chefe supremo das Forças Armadas.

Leia Também: Pelo menos dois mortos em manifestação no Chade contra junta militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório