Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Artista detido na Malásia por insultar rainha com playlist no Spotify

O homem foi detido na noite de sexta-feira.

Artista detido na Malásia por insultar rainha com playlist no Spotify
Notícias ao Minuto

13:37 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Malásia

Um artista malaio foi detido pela polícia na noite de sexta-feira por ter, alegadamente, insultado a rainha do país ao fazer uma playlist no Spotify que troçava de comentários feitos na conta de Instagram da monarca. A detenção já foi condenada por grupos de direitos humanos, que consideram tratar-se de uma repressão à liberdade de expressão.

A polícia explicou em  comunicado que Fahmi Reza, fez uma playlist do Spotify com canções que continham a palavra 'ciúme' e uma foto da rainha Tunku Azizah Aminah Maimunah Iskandariah.

Fahmi, que já estava a ser investigado sob as leis de sedição e comunicação da Malásia, também publicou um link para a lista de reprodução na sua conta de Facebook, referiu o diretor de investigação criminal da polícia, Huzir Mohamed.

Notícias ao Minuto Fahmi Reza © Getty Images

As publicações seguem-se a um comentário feito nas redes sociais da rainha, esta semana, em resposta a um seguidor que questionava se os chefs do palácio já tinham sido todos vacinados.

De acordo com a imprensa local, a conta da rainha respondeu a questionar se o seguidor estava com ciúmes, o que causou alvoroço nas redes sociais. A conta foi momentaneamente desativada e quando voltou já não era possível ler os comentários em questão.

Fahmi foi libertado sob fiança na noite de sábado, segundo o seu advogado, Yohendra Nadarajah, disse à Reuters, mas acrescentou que não sabia se ou quando o artista seria acusado.

Leia Também: Tribunal da Malásia autoriza não-muçulmanos a usarem palavra 'Alá'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório