Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Morte de Breonna Taylor: Polícia de Louisville vai ser investigada

O Departamento de Justiça norte-americano abriu um inquérito, pouco mais de um ano depois da morte de Breonna Taylor.

Morte de Breonna Taylor: Polícia de Louisville vai ser investigada
Notícias ao Minuto

20:18 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Breonna Taylor

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, anunciou esta segunda-feira que o Departamento de Justiça vai abrir um inquérito para investigar a polícia de Louisville, mas também o governo metropolitano de Louisville-Jefferson County por causa da morte de Breonna Taylor, de acordo com a Associated Press.

A investigação tem como objetivo analisar se há um padrão ou prática inconstitucional de policiamento ilegal, e vai focar-se particularmente em verificar se a polícia de Louisville tem um padrão de uso excessivo da força, incluindo contra pessoas que se envolvem em ações pacíficas.

O Departamento de Justiça também vai verificar se o departamento de polícia de Louisville conduz buscas e apreensões inconstitucionais e se executa de forma ilegal mandados de buscas.

O inquérito vai ainda avaliar o treino que os agentes da polícia recebem e tentar perceber se a força de segurança tem uma “conduta discriminatória com base na raça”, realçou Merrick Garland.

No espaço de uma semana, este é o segundo inquérito promovido pela administração Biden a uma força de polícia norte-americana. Na semana passada foi anunciada abertura de um inquérito para investigar as táticas usadas pela polícia de Minneapolis na sequência do homicídio de George Floyd.

Breonna Taylor, que tinha 26 anos de idade, era uma técnica de emergências médicas que estava a estudar para se tornar enfermeira. A polícia de Louisville levou a cabo uma busca a sua casa inserida no âmbito de uma investigação de narcóticos.

A força de segurança tinha um mandado que não requeria que os seus agentes batessem à porta e se identificassem. Ao invés, forçaram a entrada na casa de Breonna Taylor. Kenneth Walker, o namorado de Breonna Taylor, disparou uma vez, tendo a polícia respondido. Taylor acabou por ser baleada pela polícia e morreu.

Não foram encontradas drogas em casa de Taylor e a investigação conduzida pela polícia de Louisville foi marcada por contornos dúbios. Um grande júri do estado do Kentucky decidiu não acusar nenhum dos agentes envolvidos na busca em casa de Breonna Taylor pela sua morte.

Leia Também: Floyd: Justiça dos EUA abre investigação à polícia de Minneapolis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório