Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ataque terrorista na Nigéria atribuído ao Daesh mata 31 soldados

Pelo menos 31 soldados foram mortos no domingo numa estrada no nordeste da Nigéria, após 'jihadistas' ligados ao Estado Islâmico (EI) terem atacado o seu comboio militar, disseram hoje dois oficiais militares.

Ataque terrorista na Nigéria atribuído ao Daesh mata 31 soldados
Notícias ao Minuto

11:55 - 26/04/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Cerca de 20 veículos de combate do EI na África Ocidental (Iswap) atacaram o comboio militar por volta do meio-dia (11:00 em Lisboa) de domingo, na cidade de Mainok, localizada nos arredores de Maiduguri, capital do estado de Borno, o epicentro da insurreição 'jihadista' no nordeste.

"Na emboscada dos terroristas, perdemos 31 soldados, incluindo o seu comandante que era tenente-coronel", disse um oficial militar, sob a condição de anonimato.

O comboio estava a transportar armas para Maiduguri quando foi atacado, disse uma segunda fonte militar, que fez um balanço semelhante.

"Os terroristas chegaram em vários camiões, incluindo quatro veículos blindados, e atacaram o comboio", disse o segundo oficial.

Os 'jihadistas' lançaram roquetes contra o comboio e carregaram contra os soldados, resultando em "perdas colossais" de militares, disse, acrescentando: "Perdemos muitos homens de uma forma horrível".

No ataque, os 'jihadistas' também roubaram armas e dois veículos blindados, antes de invadirem uma base militar fora de Mainok, a qual queimaram parcialmente, bem como alguns veículos militares, disseram as duas fontes.

Mainok tem sido alvo de vários ataques dos 'jihadistas', que chegaram a invadir a sua base militar.

O Iswap instala frequentemente postos de controlo falsos ao longo da estrada, entre Maiduguri e Damaturu, no vizinho Estado Jobe, no qual Mainok se encontra, matando e raptando viajantes.

Desde que a rebelião do grupo islâmico radical Boko Haram começou, em 2009, no nordeste da Nigéria, o conflito já causou quase 36.000 mortos e dois milhões de deslocados.

Em 2016, o grupo separou-se, com a fação histórica de um lado e o Iswap, reconhecido pela organização EI, do outro.

Leia Também: Pelo menos 11 mortos na Nigéria depois de ataque de extremistas islâmicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório