Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Rt sobe em Portugal; UE leva AstraZeneca a tribunal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt sobe em Portugal; UE leva AstraZeneca a tribunal
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/04/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou mais 478 casos da doença e seis mortos, este domingo. O processo de vacinação continua a decorrer e em Portugal já foram administradas mais de três milhões de doses da vacina

A nível internacional, a situação pandémica na Índia é a que mais preocupa com o país a bater diariamente valores recorde no que ao número de novos infetados diz respeito. A situação é de tal forma preocupante que vários países, incluindo Alemanha, França, e Reino Unido já anunciaram que irão enviar apoio ao país.

Na origem desta nova vaga, estará a variante indiana da Covid-19, que se diz mais contagiosa. Terá sido já identificada na Grécia e na Itália. Entretanto, mais uma estirpe do novo coronavírus foi descoberta no Texas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h45 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos nesta nova ligação.

15h43 - SIM alerta para agressividade dos utentes por falta de acesso a consultas. O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a retirada de médicos de família das consultas para apoiar as áreas dedicadas à covid-19 está a causar ansiedade nos utentes e a aumentar a agressividade contra os profissionais de saúde.

15h30 - AstraZeneca considera "sem fundamento" ação judicial da UE. O grupo farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca considerou hoje "sem fundamento" a ação judicial apresentada pela União Europeia (UE) pelo atraso na entrega das vacinas para combater a covid-19, garantindo que irá defender-se "firmemente".
 
15h28 - 'Ajuntamento' de centenas de passageiros no Aeroporto de Lisboa. Centenas de passageiros obstruíram, esta segunda-feira, a zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Conta a TVI que esse 'ajuntamento' aconteceu na zona de controlo documental do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), devido a um "fluxo maior de voos".

15h25 - No dia que se assinala o início da Semana Europeia da Vacinação, Ursula Von der Leyen lembrou que a vacinação já ajudou a vencer muitas doenças e poderá ser a saída para vencer, também, a pandemia da Covid-19.

15h21 - Brigadas de Intervenção Rápida ativadas 502 vezes desde outubro. As Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), criadas para atuar em caso de surto de covid-19 nos lares de idosos, foram ativadas 502 vezes desde a entrada em funcionamento e as intervenções diminuíram nas últimas semanas.

15h00 - Itália encerra 12 supermercados por encontrar vestígios de Covid-19. Uma inspeção realizada pelas autoridade de saúde italianas (NAS) a supermercados encontrou vestígios do SARS-CoV-2 em balcões de supermercado, carrinhos de compras, balanças e máquinas ou terminais de pagamento eletrónico. A NAS inspecionou um total de 981 estabelecimentos comerciais, que foram selecionados por serem dos mais movimentados no país. Na sequência desta ação, foram detetadas irregularidades em 173 destes estabelecimentos num total de 226 infrações.

14h49 - Maioria dos casos em Aljezur com ligação ao setor agrícola. A maioria dos casos ativos de covid-19 em Aljezur, o concelho do Algarve com maior incidência de casos por 100 mil habitantes, está relacionada com o setor agrícola, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

14h40 - Quem já foi e quem vai ser vacinado. DECO esclarece todas as dúvidas. A organização de defesa dos consumidores partilha ainda esclarecimentos sobre como é feito o contacto entre as autoridades e os utentes para a marcação, que agora já pode ser também realizada através do Portal de Auto-agendamento.

14h30 - Índice de transmissibilidade (Rt) em Portugal sobe e incidência desce. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal subiu para 0,99 enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias desceu para 70,4 segundo dados hoje divulgados.

14h14 - China regista caso importado de Timor-Leste. A cidade de Xiamen, no sudeste da China, registou este fim de semana um caso importado de covid-19, um cidadão de Timor-Leste vindo da Malásia.

14h05 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, 196 novos casos do novo coronavírus, informa, esta segunda-feira, o relatório epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde dia 8 de agosto do ano passado que Portugal não vivia um dia sem identificar mortos associados à doença.

13h55 - VOA Heavy Rock adiado para 2022. Organização informa que a 11.ª edição do festival vai acontecer a 30 de junho e 1 de julho de 2022

13h50 -  Governo Regional da Madeira vai implementar medidas de desconfinamento que "vão ao encontro dos interesses" dos setores do comércio, restauração, cultura e desporto. A consideração é do grupo parlamentar do CDS-PP/Madeira - que integra o executivo.

"A partir do momento que [as medidas] forem implementadas, os horários irão ser alargados e, de certa forma, irão permitir a estes setores ter público no caso dos espetáculos, fazer jantares no caso da restauração, minimizando assim os efeitos da crise da pandemia" de Covid-19, refere o grupo parlamentar

13h39 - Em breve, chegaremos "às 100 mil doses de vacinas administradas por dia". O secretário geral da Saúde reagiu hoje ao relatório do INSA, que dá conta de que 15,5% da população portuguesa já tem anticorpos contra a Covid-19. Diogo Serra Lopes admitiu que com o avançar dos meses, esta percentagem vai aumentar e que "muito provavelmente", se "as previsões se concretizarem, no verão, mais para o início do que o final, 70% da população adulta estará vacinada"

13h22 - PSP detém quatro pessoas em festa ilegal em discoteca no Seixal. A PSP deteve quatro pessoas que participavam numa festa ilegal na manhã de domingo, no concelho do Seixal (Setúbal), na sequência de uma fiscalização policial a um estabelecimento de diversão noturna na Amora, foi hoje anunciado.

12h58 - Dados atualizados dos Açores: Os Açores registaram nas últimas 24 horas 21 casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, estando internados 13 pacientes, totalizando-se agora 284 casos ativos, segundo a Autoridade Regional de Saúde.

12h52 - Pandemia no mundo: A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 3.109.991 mortos em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos, em dezembro de 2019, dos quais 9.630 no domingo, segundo um balanço hoje divulgado pela AFP.

12h49 - UE entra com ação em tribunal contra farmacêutica AstraZeneca. Em causa está o incumprimento dos contratos para o fornecimento das vacinas contra a Covid-19 aos países da União Europeia. Abaixo pode ver o tweet da comissária europeia para a Saúde onde confirma que a Comissão Europeia "decidiu, juntamente com todos os Estados-Membros, seguir com uma ação judicial contra #AstraZeneca". "Cada dose de vacina conta. Cada dose de vacina salva vidas", rematou Stella  Kyriakides.

12h24 - O secretário geral da Saúde reagiu hoje ao relatório do INSA, que dá conta de que 15,5% da população portuguesa já tem anticorpos contra a Covid-19. Diogo Serra Lopes admitiu que com o avançar dos meses, esta percentagem vai aumentar e que "muito provavelmente", se "as previsões se concretizarem, no verão, mais para o início do que o final, 70% da população adulta estará vacinada"

O governante não quis, contudo, apontar datas especificas. "Gostamos muito pouco de dar metas específicas porque muitas vezes somos confrontados com noticias menos boas sobre os planos de vacinação", atirou, referindo-se por exemplo às doses que foram inutilizadas e que afetaram o decorrer do processo de vacinação.

12h04 - Festas de São Firmino em Pamplona suspensas pelo segundo ano consecutivo. As festas espanholas de São Firmino, conhecidas em todo o mundo pelas largadas de touros no centro de Pamplona, foram suspensas, pelo segundo ano, devido à covid-19, anunciou hoje a câmara municipal da cidade, no nordeste de Espanha.

11h59 - Portugal vai ajudar a Índia. “Portugal entrará na construção” da resposta europeia ao pedido de Nova Deli, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva referiu, segundo a Rádio Renascença, que foi "a Índia que pediu a mobilização do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em apoio à situação pandémica que vive – e que, de facto, é bastante grave", e que Portuga fará parte dos Estados-membros que vão construir essa resposta.  

11h35 - Uma dúzia de países oferecem material à Índia para aliviar crise. Uma dúzia de países, incluindo Estados Unidos e vários membros da União Europeia, ofereceram à Índia material médico para ajudar a aliviar a crise de recursos do país, que enfrenta um violento surto de covid-19.

11h33 - Protestos pela reabertura das fronteiras para primeiro-ministro ouvir. Mais de uma centena de comerciantes manifestaram-se hoje em Valença, no distrito de Viana do Castelo, para exigir a "reabertura imediata" das fronteiras com a Galiza. "Queremos a reabertura imediata das fronteiras, porque a atual situação é simplesmente insustentável", referiu um dos manifestantes.

11h13 - África do Sul retoma imunização com a vacina da Johnson & Johnson. O Governo sul-africano anunciou hoje que irá retomar a imunização com a vacina contra a covid-19 da farmacêutica Johnson & Johnson, suspensa desde 13 de abril, tendo em conta a probabilidade de desenvolvimento de coágulos no sangue ser "baixa".

11h09 - 15,5% da população com anticorpos, a maioria conferida por infeção. Mais de 15% da população residente em Portugal tem anticorpos específicos contra o novo coronavírus, a maioria conferida por infeção, sendo nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo onde se observou uma maior seroprevalência.

11h06 - Após tombar frasco da Pfizer, enfermeira alemã injeta soro a seis pessoas. A profissional de saúde admitiu que deixou cair um frasco com a vacina da Pfizer-BioNTech, o qual corresponde a seis doses da vacina. Ao invés de admitir o erro, decidiu enganar os doentes, dando-lhes soro fisiológico.

10h35 - No regresso ao trabalho, e porque hoje é segunda-feira, não se esqueça de manter-se protegido

10h05 - Atualização dos dados de África: África registou mais 500 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 120.145 desde o início da pandemia, e 17.734 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

09h40 - A responsabilidade de testar positivo e cuidar de filho e neto. A avó Lurdes Brochas, de 73 anos, é o pilar do seu lar desde que se lembra e, durante a pandemia, ao testar positivo, sentiu uma responsabilidade ainda maior para não infetar o filho e o neto. Conheça aqui a história desta família.

09h30 - Declarações polémicas de Boris Johnson. Esta segunda-feira, o Daily Mail partilha alegadas declarações de Boris Johnson que, em outubro, terá afirmado, junto dos seus ministros, que não admitiria um terceiro confinamento. "Deixem os corpos amontoarem-se aos milhares", terá sido a afirmação do primeiro-ministro britânico perante a possibilidade de se voltar a confinar o país.

A Sky News entrou em contacto com membros de Downing Street, que negam as afirmações dizendo que se trata "de uma comédia".

09h10 - Cidadãos que vendiam vacinas a estrangeiros. A Polícia angolana deteve dois cidadãos nacionais, em Luanda, capital de Angola, acusados de venderem vacinas contra a covid-19 a estrangeiros, por 10.000 kwanzas (12,5 euros).

09h05 - Imunidade de grupo em Portugal? "Se tudo correr bem será a 16 de julho". Paulo Portas considera que o plano de vacinação está a correr bem e que, se não houver atrasos nos fornecimentos de vacinas contra a Covid-19 ou surgimento de novas variantes, a imunidade de grupo poderá chegar a Portugal mais cedo do que previsto. O comentador acredita ainda que este será o último Estado de Emergência.

09h00 - Idosos regressam à vida ativa com a ajuda de cães. A associação Ânimas lançou o Projeto Envolver, para motivar os idosos a regressarem à vida ativa com o auxílio de cães, na freguesia de Paranhos, Porto.

08h45 - Alunos franceses regressam hoje à escola. Após uma semana de ensino à distância e duas semanas de férias, os alunos franceses do ensino básico e infantil regressaram às aulas com um dispositivo de segurança reforçado para minimizar as hipóteses de contágio. "A escola permite-nos lutar contra as desigualdades sociais. É por isso que os nossos filhos devem voltar à escola. Bom regresso a todos", escreveu Macron.

08h39 - Distanciamento de 2 ou 18 metros oferece o mesmo grau de proteção. Manter o distanciamento social até 18 metros em espaços fechados não é mais seguro do que estar a apenas dois metros de distância de alguém - sendo o "tempo de exposição" o elemento mais importante, revela um novo estudo realizado por investigadores do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.

08h35 - Timor-Leste e a vacinação. Timor-Leste já administrou a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 a 23.288 pessoas, com as inoculações a chegarem a todos os municípios do país

08h25 - A vacina da Jonhson & Johnson começa a ser administrada em Portugal durante esta semana. Embora o arranque estivesse marcado para hoje, a RTP refere que a coordenação do plano de vacinação admitiu que isso poderia não acontecer já hoje. O atraso pode estar relacionado com o parecer da comissão técnica de vacinação, que ainda não foi divulgado. 

08h15 - Canadá dá residência permanente a 90 mil trabalhadores da linha da frente. "A pandemia deu visibilidade às incríveis contribuições dos recém-chegados. Estas novas políticas ajudarão aqueles com situação legal temporária a planearam o futuro no Canadá", afirmou Marco Mendicino,  ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá

08h05 - Vacinação: Mais de 3 milhões de doses administradas em Portugal. Quatro meses depois do início do processo de vacinação, Portugal ultrapassou, este fim de semana, os três milhões de doses (3.058.646) administradas da vacina contra o novo coronavírus, número que inclui a Madeira e os Açores, segundo revelou a task force da vacinação à RTP. 

08h00 - Manifestações? "Traduzem-se em ambientes sociais imunes à Covid-19". Rui Fonseca e Castro, juiz negacionista da Covid-19 que se encontra suspenso preventivamente pelo Conselho Superior da Magistratura, publicou, no passado dia 22 de abril, uma nova edição do Caderno de Minutas (a 18.ª) onde dá "orientações sobre como proceder no contexto de manifestações". O magistrado aponta que estas "se traduzem em ambientes sociais imunes ao SARS-CoV-2 e à Covid-19", onde "o uso da máscara, assim como o distanciamento, deve ficar ao critério de cada pessoa". 

07h42 - Timor-Leste registou pior semana de sempre. A terceira semana de abril foi a pior desde o início da pandemia de covid-19 em Timor-Leste, com o país a registar em oito dias quase 35% de todos os casos confirmados desde março de 2020.

07h41 - Uma nova variante do novo coronavírus SARS-CoV-2 foi detetada no Texas, nos Estados Unidos. Denominada de BV-1, a nova estirpe está a ser monitorizada por cientistas do Complexo de Pesquisa em Saúde Global (GHRC), da Universidade A&M do Texas, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

07h39 - Itália inicia reabertura gradual. Itália começa na segunda-feira uma reabertura gradual, com o aliviar das restrições impostas pela covid-19 em muitas atividades, como restauração, bares, cinemas ou teatros, e o aumento da educação presencial na maioria das regiões.

07h30 - Despesas na Saúde. A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a execução orçamental até março, tendo as Finanças já dado conta de aumento na despesa na Saúde e a superação do teto das despesas covid-19 na Segurança Social.

07h22 - Ex-presidente do Peru testou positivo depois de ter sido vacinado. Martin Vizcarra, testou positivo para o novo coronavírus, seis meses depois de ter beneficiado de vacinação antecipada, que originou um escândalo político.

07h19 - PE reúne-se com Turquia. O Parlamento Europeu (PE) inicia hoje uma sessão plenária, em Bruxelas, marcada pela votação do Certificado Verde Digital, o acordo comercial UE-Reino Unido e o debate sobre a visita dos líderes do Conselho e da Comissão à Turquia.

07h17 - Hong Kong e Singapura abrem 'bolha' de viagem. A partir de 26 de maio, as duas cidades passam a permitir que os seus habitantes se desloquem entre si sem se submeterem à quarentena obrigatória para combater a covid-19.

07h15 - Médicos de família alertam para importância da vacinação ao longo da vida. A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) alertou hoje que a pandemia veio acentuar ainda mais a importância da vacinação na prevenção de doenças graves, lembrando que há vacinas que devem ser tomadas ao longo a vida.

07h12 - Morreu o estilista Alber Elbaz. O designer, de moda de origem marroquina, ficou mais conhecido por dar uma nova vida à marca francesa Lanvin, empresa que deixou em 2015, após 14 anos a colaborar com a mesma. Perdeu a vida aos 59 anos, vítima de Covid-19.

07h07 - Macau aperta controlo a quem esteve no Brasil e Nepal. Macau começou hoje a impor uma quarentena de 28 dias a residentes que venham do Brasil e Nepal, devido ao aumento de casos que os dois países têm registado.

07h05 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Pode recordar aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Leia Também: AO MINUTO: Americanos vão poder viajar para UE; Israel analisa Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório