Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Milhares de cubanos desfilam contra o embargo norte-americano

Vários milhares de cubanos desfilaram hoje, incluindo de bicicleta, motorizada, de carro ou a cavalo, em duas cidades do país, mas também no estrangeiro, para pedir o fim do embargo norte-americano à ilha.

Milhares de cubanos desfilam contra o embargo norte-americano
Notícias ao Minuto

17:53 - 25/04/21 por Lusa

Mundo Cuba

Com bandeiras cubanas e cartazes referindo "abaixo o bloqueio", "unidos por Cuba" ou "Pátria ou morte", o slogan da revolução cubana, os habitantes de Santa Clara (centro de Cuba) manifestaram-se durante a manhã, constataram jornalistas da agência France Presse.

Um desfile semelhante decorreu em Las Tunas (leste), segundo os media estatais.

Manifestações mais modestas da comunidade cubana no estrangeiro ocorreram durante o fim de semana, nomeadamente em 20 cidades dos Estados Unidos, de acordo com a mesma fonte.

Uma outra caravana contra o embargo já tinha sido organizada a 28 de março no Malecon, a célebre avenida costeira de Havana.

"O protesto mundial contra o embargo tornou-se uma onda imparável", garantiu o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, na rede social Twitter.

"Em plena pandemia mundial, milhares de pessoas saem às ruas para exigir aos Estados Unidos que acabe com o embargo", adiantou.

Após uma reaproximação histórica, mas efémera (2014-2016), sob o mandato de Barack Obama, as relações entre Havana e Washington agravaram-se durante a administração de Donald Trump, que reforçou o embargo em vigor desde 1962.

O governo norte-americano critica as autoridades cubanas por violações dos direitos humanos e pelo seu apoio ao governo chavista da Venezuela.

A eleição de Joe Biden trouxe alguma esperança de uma diminuição da tensão, mas essa desvaneceu-se pois Cuba não parece ser uma das prioridades da nova administração norte-americana.

As manifestações ocorrem numa altura em que Cuba, enfrentando uma terceira vaga da pandemia da covid-19, ultrapassou no sábado a barreira dos 100.000 casos, com um total de 101.503 infeções, incluindo 591 mortes. A ilha conta com 11,2 milhões de habitantes.

Leia Também: Presidente de Cuba eleito líder do Partido Comunista Cubano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório