Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

AO MINUTO: Americanos vão poder viajar para UE; Israel analisa Pfizer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Americanos vão poder viajar para UE; Israel analisa Pfizer
Notícias ao Minuto

07:48 - 25/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Celebra-se hoje a conquista da Liberdade em Portugal. Com o país há mais de um ano a viver sob pandemia, liberdade é aquilo que mais se almeja. O dia de hoje recorda não só a luta protagonizada no passado, mas também a tão ambicionada liberdade e regresso à normalidade que tanto se deseja.

Os festejos deste ano voltam a fazer-se com restrições, mas desta vez sem contestação por parte de qualquer partido. O número de presenças no Parlamento volta a fazer-se com regras e em número reduzido, de forma a respeitar as regras sanitárias.

Recorde-se que este domingo Portugal registou mais 478 casos da doença e seis mortos. O processo de vacinação continua a decorrer e em Portugal já foram administradas mais de dois milhões de doses da vacina. No mundo inteiro, desde dezembro, mais de mil milhões de pessoas já foram vacinadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h03 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt  

23h49 - Israel examina casos de inflamação cardíaca em vacinados com Pfizer. O Ministério da Saúde de Israel informou este domingo que está a examinar um pequeno número de casos de inflamação cardíaca em pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 da Pfizer, embora ainda não haja qualquer conclusão.

23h40 - Norte-americanos vacinados vão poder fazer férias na Europa. A garantia foi dada por Ursula von der Leyen ao jornal 'The New York Times', sem adiantar datas para o levantamento das restrições às viagens. "Uma coisa é certa: os 27 Estados membros aceitarão, incondicionalmente, todos os imunizados com vacinas aprovadas pela EMA", acrescentou.

23h15 - A Colômbia recebeu quase um milhão de vacinas da AstraZeneca este domingo, através da iniciativa Covax. Segundo o ministro da Saúde, Fernando Ruiz, a distribuição destas doses será fundamental para o país, que atravessa a terceira e mais grave onda de infecções desde o início da pandemia .

22h30 - Os Estados Unidos estão "determinados" a retribuir à Índia pela ajuda no início da pandemia, escreveu o presidente Joe Biden no Twitter este domingo.

21h45 - A França reportou este domingo mais 145 mortes devido à Covid-19 e 24.465 novas infeções pelo SARS-CoV-2. O número de doentes internados nos cuidados intensivos aumentou de 5.958 para 5.978 nas últimas 24 horas. 

20h40 - Moçambique vai começar a aliviar restrições. O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje um alívio parcial do estado de calamidade em vigor no país para prevenção da covid-19, mas mantendo as restrições base para evitar uma terceira vaga da pandemia.

20h32 - Moçambique registou 22 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas, sem registo de óbitos, de acordo com o boletim de atualização diária sobre a pandemia do Ministério da Saúde. A maioria dos novos casos foi registada na área metropolitana de Maputo.

20h20 - A Madeira registou hoje 22 novos casos de covid-19, dos quais dois importados (um da Alemanha e outro de Lisboa e Vale do Tejo) e 16 recuperações da doença, revelou o boletim da Direção Regional de Saúde (DRS).

19h57 - A Angola registou nas últimas 24 horas mais 117 casos de covid-19 e duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública hoje divulgado.

19h50 - Cabo Verde regista mais dois óbitos e 255 casos de Covid-19, aumentando para 203 mortos associados à doença no país, informou este domingo o Ministério da Saúde. 

19h00 - Os Estados Unidos da América anunciaram este domingo que vão enviar "de imediato" recursos médicos e matérias primas para fabricar vacinas na Índia, retribuindo a ajuda que receberam daquele país no início da pandemia.

18h15 - A França vai "fornecer suporte significativo à capacidade de oxigénio" da Índia nos próximos dias, país que regista uma alta incidência de infeções de covid-19, anunciou hoje a presidência francesa à agência de notícias AFP.

17h42 - Casos diários de Covid-19 atingem recorde de 900.000, 350.000 só na Índia. Com estes novos registos, os casos globais desde o início da pandemia chegam aos 145 milhões, sem que se vislumbre, por enquanto, o pico da quarta vaga global.

17h25 - Após 17 dias internada, idosa de 100 anos vence a Covid-19. Helena Tortorella, de Botucatu, no Brasil, contraiu a doença em março, tendo sido internada no final desse mês, com febres altas e dificuldades respiratórias. Agora, recupera das sequelas deixadas pela doença, como o cansaço e a dificuldade em respirar.

16h45 - Israel registou 38 infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o menor número em 365 dias, sinal de que a pandemia está a ser vencida após uma rápida campanha de vacinação que imunizou mais de metade da população.

16h30 - O Reino Unido reporta 1.712 casos e 11 mortes nas últimas 24 horas, o que traduz uma redução face ao reportado no sábado, dia em que foram notificados 2.061 infetados e 32 mortes. 

16h22 - Londres envia equipamento médico de emergência para a Índia. O governo britânico anunciou este domingo que enviou mais de 600 peças de equipamento médico de emergência, incluindo respiradores, para a Índia, onde as infeções e mortes causadas pelo novo coronavírus estão a atingir níveis recorde, cita a Efe.

16h10 - Itália diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 13.158  casos de Covid-19 e 217 mortes relacionadas com a doença. Relativamente ao dia anterior, trata-se de uma redução do número de casos e, de forma mais acentuada, do número de óbitos (sábado foram reportados 13.817 infetados e 322 mortes). 

15h55 - Já se aponta uma data para o fim do uso da máscara em Espanha. Especialistas espanhóis referem que o fim do uso da máscara só poderá começar a ser ponderado quando um valor mínimo de 50% da população vacinada for alcançado e apontam que a partir do verão já se poderá começar a pensar nisso.

"Deixaremos de usar máscara quando 50 ou 70% da população estiver vacinada, pelo que dependerá do ritmo de vacinação. Espera-se que no verão, em agosto, isso possa acontecer", afirmou Rafael Ortí, Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Preventiva, Saúde Pública e Higiene (Sempsph).

15h30 - O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto interrompeu esta madrugada uma festa ilegal junto a um espaço comercial na rua Santa Catarina. Foram identificadas 57 pessoas e uma foi detida. 

14h32 - UE está a organizar envio urgente de medicamentos e oxigénio para a Índia. A União Europeia está a organizar o envio urgente de medicamentos e oxigénio para a Índia, que tem vindo a bater recordes de mortes e contágios durante quatro dias consecutivos, adianta hoje a Efe.

14h05 - Portugal regista mais 478 casos e 6 mortos. Portugal reportou, nas últimas 24 horas, 6 óbitos associados à Covid-19 e 478 novos contágios do novo coronavírus, informou, este domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Segundo o boletim epidemiológico, de ontem para hoje, há mais seis pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus internadas em hospitais no país, elevando o número total para 348. Ainda assim, o número de doentes hospitalizados em cuidados intensivos não sofreu qualquer alteração, havendo este domingo 98 pacientes nestas unidades. 

O número de casos ativos também aumentou. São mais 164 desde ontem, ou seja, neste momento, Portugal tem 24.792 pessoas com o vírus ativo.

13h50 - Portugal já realizou dez milhões de testes à Covid-19. Portugal atingiu, no dia 20 de abril, um recorde de mais de 94 mil testes num dia, alcançando hoje cerca de dez milhões de diagnósticos feitos ao SARS-CoV-2, revelou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, durante uma deslocação ao Centro Hospitalar de Leiria.

"Há dois dias tivemos um recorde de testes à Covid-19: mais de 94 mil testes. Relembro que, no início de março de 2020, tínhamos pouco mais de dois mil testes. Atingimos dez milhões de testes hoje, em números redondos, e fazemos mais de 970 mil testes por milhão de habitantes", disse o Secretário de Estado, após a inauguração das ampliações das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e da Pneumologia do Hospital de Santo André.

13h38 - Açores registam 16 novos casos e 30 recuperações. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 16 novos casos positivos de Covid-19, sendo 15 em São Miguel e um nas Flores, decorrentes de 1.248 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

13h05 - Alemanha prepara-se para dar "apoio urgente" à Índia. A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje que seu governo está a preparar-se para fornecer ajuda de emergência à Índia, que enfrenta um aumento exponencial de casos de covid-19, informou a agência AFP.

12h57 - Pandemia no mundo. O novo coronavírus provocou pelo menos 3.100.659 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia na China, 13.540 das quais no sábado, segundo um balanço divulgado hoje pela AFP.

12h44 - Variante indiana detetada na Grécia. Um caso da variante indiana de Covid-19, responsável por um surto na Índia, foi detetado na Grécia, adiantaram hoje as autoridades sanitárias gregas, citadas pela Agence France-Presse (AFP).

Segundo a AFP, o organismo nacional de saúde pública grego (Eody) anunciou que "uma amostra positiva (...) à variante dominante na Índia" foi detetada numa mulher estrangeira, de 33 anos de idade, que vive em Atenas e que fez uma viagem ao Dubai no dia 4 de abril.

12h33 - GNR encerra duas festas em Palmela e Sesimbra com mais de 160 pessoas. A GNR encerrou hoje duas festas ilegais, em situações distintas, nos concelhos de Palmela e de Sesimbra, distrito de Setúbal, com um total de 160 pessoas, por violação do dever geral de recolhimento, devido à covid-19.

12h00 - Sobe para 82 número de mortos após incêndio em hospital iraquiano. Pelo menos 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas hoje de madrugada devido a um incêndio e explosão num hospital dedicado à Covid-19, no sudeste de Bagdade, segundo uma atualização do ministério do Interior iraquiano.

Notícias ao Minuto Hospital Ibn al-Khatib, em Bagdade, após a explosão. © Reuters

11h31 - Dança desconfinada vai celebrar Dia Mundial em palcos de todo o país. O Dia Mundial da Dança vai ser celebrado na quinta-feira, este ano ainda em contexto de pandemia, mas com a cultura já desconfinada, através de espetáculos em palco, aulas e oficinas de norte a sul do país. Consulte a programação aqui

11h22 - Itália proíbe entrada no país de quem tenha estado na Índia. As pessoas que estiveram na Índia nos últimos 14 dias não poderão entrar em Itália, anunciou o ministro da Saúde Roberto Speranza este domingo, explicando que "não podemos baixar a guarda" face à nova variante do coronavírus proveniente do país mais atingido pela pandemia. 

"Assinei uma nova portaria que proíbe a entrada em Itália daqueles que estiveram na Índia nos últimos 14 dias", revelou Speranza no Facebook.

11h15 - Mais 98 casos registados nas ultimas 24 horas em Timor-leste. Mais 89 casos de infeção por SARS-CoV-2 foram registados nas últimas 24 horas em Timor-Leste, que totaliza 1.897 casos e três mortos desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais hoje divulgados.

11h01 - África registou mais 291 mortes e 9.587 novas infeções. África registou hoje mais 291 mortes associadas à covid-19 e 9.587 novas infeções, num total de 4.488.320 infetados e 119.645 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

10h56 - Itália inicia reabertura gradual segunda-feira. Itália começa na segunda-feira uma reabertura gradual, com o aliviar das restrições impostas pela Covid-19 em muitas atividades, como restauração, bares, cinemas ou teatros, e o aumento da educação presencial na maioria das regiões.

10h41 - 25 de Abril no Parlamento: Máscara para todos com os cravos de sempre. Pelo segundo ano consecutivo, a sessão solene do 25 de Abril voltou a ter restrições devido à pandemia, e, se os cravos vermelhos continuam a destacar-se na Sala das Sessões, foram as máscaras a novidade em relação a 2020.

Talvez por ser obrigatória essa medida de proteção contra a Covid-19 - no ano passado foi considerado desnecessário o seu uso na sessão solene -, deputados e convidados conversaram este ano de forma mais próxima e mais descontraída do que em 2020, em que a distância social era bastante mais visível.

10h38 - Nova vaga na Índia: "Esta tempestade abalou a nação". O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, apelou, este domingo, à população que tome as vacina contra a Covid-19, classificando esta nova vaga no país de uma "tempestade" que "abalou a nação". 

"Estávamos confiantes, o nosso ânimo melhorou depois de enfrentarmos com sucesso a primeira vaga, mas esta tempestade abalou a nação", afirmou o governante Modi, num discurso transmitido pela rádio, citado pelo The Guardian. 

A Índia registou quase 350.000 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um número máximo a nível mundial, tendo as autoridades locais decidido prolongar o confinamento por mais uma semana na capital do país, Nova Deli

10h01 - A pensar em almoçar fora? A Direção-Geral da Saúde (DGS) lembrou, este domingo, que "a lotação máxima por mesa é de 4 pessoas no interior de restaurantes, cafés e pastelarias, e de 6 pessoas por mesa em esplanadas".

09h22 - Índia regista quase 350 mil novos caos e atinge número máximo no mundo. A Índia registou quase 350.000 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um número máximo a nível mundial, tendo as autoridades locais decidido prolongar o confinamento por mais uma semana na capital do país, Nova Deli.

08h50 - Programa parece apontar para redução de encargos previstos com a TAP.  A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) considera que o Programa de Estabilidade 2021-2025 "parece apontar para a antecipação e redução de encargos previstos com a TAP", face às linhas gerais do plano de reestruturação anteriormente apresentado.

08h40 - Óscares em tempos de pandemia. Com 'Mank' a liderar as nomeações e 'Nomadland' a destacar-se favorito, os prémios norte-americanos de cinema - os Óscares - são anunciados hoje, numa cerimónia que tentará contornar os constrangimentos de um outro protagonista, a pandemia.

08h01 - Incerteza faz da reestruturação da TAP. A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) considera que a incerteza que rodeia a pandemia e a retoma económica faz do processo de reestruturação da TAP "um risco orçamental e financeiro descendente e considerável" para as Administrações Públicas.
 
07h30 - Uma explosão numa fábrica de oxigénio em Fortaleza, Brasil, fez pelo menos cinco feridos. A empresa é a White Martins uma multinacional que se dedica ao enchimento de cilindros de oxigénio. A explosão acontece numa altura em que o Brasil enfrenta uma nova vaga da pandemia, mas a empresa garante que o fornecimento de oxigénio não está em perigo.

Imagens registadas por moradores locais, dão conta da destruição causada pela explosão.

07h25 - Dados atualizados da Alemanha. Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, 120 óbitos associados à Covid-19 e 18.773 novas infeções do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados este domingo pelo Instituto Robert Koch, o país passa agora a contabilizar, desde o início da pandemia, 81.564 vítimas mortais e 3.287.418 de casos confirmados do vírus. 

07h07 - 25 de Abril com restrições pelo 2.º ano consecutivo. A sessão solene comemorativa do 25 de Abril no parlamento terá hoje e pelo segundo ano consecutivo restrições devido à pandemia de Covid-19, mas desta vez sem contestação por parte de qualquer partido.

07h05 - Sobe para 60 número de mortos após fogo em hospital iraquiano. Pelo menos 60 pessoas morreram na noite de sábado na sequência de um incêndio e explosão no hospital Al Jatib, no sudeste de Bagdade, no Iraque. A explosão atingiu  a unidade de cuidados intensivos do hospital dedicada a infetados com Covid-19.

07h00 - Enquanto dormia:

 
Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório