Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia limita acesso a setores do mar Negro apesar dos avisos da NATO

A Rússia fechará hoje o acesso a três setores do mar Negro a navios militares de outros países, apesar dos avisos da NATO e da Ucrânia, que consideram a medida agressiva e ilegal.

Rússia limita acesso a setores do mar Negro apesar dos avisos da NATO
Notícias ao Minuto

13:20 - 24/04/21 por Lusa

Mundo NATO

Segundo o Boletim de Navegação e Oceanografia do Ministério da Defesa, o encerramento ocorre a partir das 21:00 locais (19:00 em Lisboa) e estará em vigor até 31 de outubro.

Os três setores situam-se junto à península ucraniana da Crimeia, anexada em 2014 pela Rússia e onde o exército russo realizou esta semana exercícios militares, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Em causa estão o setor entre o porto de Sebastopol e o de Gurzuf, a zona costeira frente à reserva natural de Opuk e uma pequena área próxima do extremo oeste da península.

Moscovo insiste que o encerramento não afetará o estreito de Kerch, que separa a Crimeia do continente e liga o mar de Azov, partilhado pela Rússia e pela Ucrânia, ao mar Negro.

Além da Ucrânia e da NATO, também a União Europeia pediu à Rússia para reconsiderar a decisão, que Bruxelas considera mais uma violação do direito internacional e um fator desestabilizador na região.

Leia Também: Rússia ameaça responder a expulsão dos seus diplomatas de países bálticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório