Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Países bálticos anunciam expulsão de quatro diplomatas russos

Os três países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, anunciaram hoje a expulsão de quatro diplomatas russos em sinal de solidariedade com a República Checa, em conflito diplomático com Moscovo devido a uma explosão em território checo em 2014.

Países bálticos anunciam expulsão de quatro diplomatas russos
Notícias ao Minuto

14:55 - 23/04/21 por Lusa

Mundo Solidariedade

O ministério dos Negócios Estrangeiros lituano declarou que o seu país vai expulsar dois membros do pessoal da embaixada da Rússia por solidariedade face a este "incidente sem precedentes e perigoso", enquanto a Letónia e a Estónia indicaram que cada um vai expulsar um diplomata russo.

A República Checa e a Rússia expulsaram reciprocamente 18 e 20 diplomatas, após Praga ter acusado Moscovo de organizar a sabotagem de um depósito de munições na República Checa em 2014 que provocou dois mortos, uma acusação que o Kremlin considerou "absurda".

Na terça-feira, o ministro do Interior checo, Jan Hamacek, pediu aos seus parceiros da União Europeia e da NATO para expulsarem diplomatas russos, numa manifestação de solidariedade com Praga no seu conflito com Moscovo.

O ministro letão dos Negócios estrangeiros, Edgars Rinkevics, justificou a decisão ao indicar que o seu país "não tolerará atividades subversivas no seu território ou no dos seus parceiros e aliados".

Na Estónia, o ministério dos Negócios Estrangeiros indicou por sua vez que "a ação da Rússia viola o direito internacional, compromete a segurança e a estabilidade europeias e é inaceitável".

A Eslováquia, que até 1993 constituiu com a República Checa um único país, a Checoslováquia, declarou na quinta-feira que iria expulsar três diplomatas russos em solidariedade com Praga e devido a informações obtidas pelos serviços de informações.

Leia Também: Rússia expulsará cinco diplomatas polacos em resposta a medida semelhante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório