Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Partidos políticos espanhóis condenam ameaças de morte enviadas por carta

A maior parte dos partidos espanhóis condenou nos últimos dias uma série de ameaças de morte enviadas por correio ao ministro do Interior, à chefe da Guarda Civil e ao líder de um partido político de extrema-esquerda.

Partidos políticos espanhóis condenam ameaças de morte enviadas por carta
Notícias ao Minuto

11:23 - 23/04/21 por Lusa

Mundo Espanha

Os envelopes tinham cartas anónimas a exigir que as três personalidades se demitissem dos seus cargos e ameaças aos destinatários assim como às suas famílias, e eram acompanhadas por balas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, condenou na quinta-feira essas ameaças de morte ao ministro do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, à diretora-geral da Guarda Civil (correspondente à GNR), Maria Gamez, e ao líder do partido de extrema-esquerda Podemos, Pablo Iglesias.

"Condenação das graves ameaças recebidas por Marlaska, Gamez e Iglesias", afirmou Sánchez através da rede social Twitter, acrescentando uma ligação virtual a um artigo que noticiava as ameaças.

As ameaças são feitas numa altura de grande polarização política em Espanha e a pouco mais de uma semana das eleições regionais de 04 de maio na região de Madrid, onde se encontra a capital do país.

O candidato do Podemos à presidência da Comunidade de Madrid abandonou hoje um debate eleitoral depois de a candidata do partido de extrema-direita Vox, Rocio Monasterio, ter questionado a veracidade das cartas ameaçadoras recebidas por Pablo Iglesias.

Iglesias demitiu-se no mês passado do lugar de vice-primeiro-ministro do Governo nacional de coligação de esquerda liderado por Pedro Sánchez, para concorrer às eleições na região de Madrid.

Tanto Iglesias como Grande-Marlaska, que é um ex-juiz, têm sido acusados pela direita de serem demasiado brandos com a imigração ilegal crescente que o país recebe e também com as questões relacionadas com o separatismo catalão.

Maria Gamez é a primeira mulher a dirigir a Guarda Civil, tendo sido nomeada para o cargo no ano passado pelo Ministério do Interior.

As cartas com ameaças tinham todas o mesmo carimbo do correio e foram enviadas na segunda-feira, de acordo com os meios de comunicação espanhóis.

Leia Também: Marcelo e Filipe VI querem aprofundar "cooperação no combate à Covid-19"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório