Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Partidos políticos espanhóis condenam ameaças de morte enviadas por carta

A maior parte dos partidos espanhóis condenou nos últimos dias uma série de ameaças de morte enviadas por correio ao ministro do Interior, à chefe da Guarda Civil e ao líder de um partido político de extrema-esquerda.

Partidos políticos espanhóis condenam ameaças de morte enviadas por carta
Notícias ao Minuto

11:23 - 23/04/21 por Lusa

Mundo Espanha

Os envelopes tinham cartas anónimas a exigir que as três personalidades se demitissem dos seus cargos e ameaças aos destinatários assim como às suas famílias, e eram acompanhadas por balas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, condenou na quinta-feira essas ameaças de morte ao ministro do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, à diretora-geral da Guarda Civil (correspondente à GNR), Maria Gamez, e ao líder do partido de extrema-esquerda Podemos, Pablo Iglesias.

"Condenação das graves ameaças recebidas por Marlaska, Gamez e Iglesias", afirmou Sánchez através da rede social Twitter, acrescentando uma ligação virtual a um artigo que noticiava as ameaças.

As ameaças são feitas numa altura de grande polarização política em Espanha e a pouco mais de uma semana das eleições regionais de 04 de maio na região de Madrid, onde se encontra a capital do país.

O candidato do Podemos à presidência da Comunidade de Madrid abandonou hoje um debate eleitoral depois de a candidata do partido de extrema-direita Vox, Rocio Monasterio, ter questionado a veracidade das cartas ameaçadoras recebidas por Pablo Iglesias.

Iglesias demitiu-se no mês passado do lugar de vice-primeiro-ministro do Governo nacional de coligação de esquerda liderado por Pedro Sánchez, para concorrer às eleições na região de Madrid.

Tanto Iglesias como Grande-Marlaska, que é um ex-juiz, têm sido acusados pela direita de serem demasiado brandos com a imigração ilegal crescente que o país recebe e também com as questões relacionadas com o separatismo catalão.

Maria Gamez é a primeira mulher a dirigir a Guarda Civil, tendo sido nomeada para o cargo no ano passado pelo Ministério do Interior.

As cartas com ameaças tinham todas o mesmo carimbo do correio e foram enviadas na segunda-feira, de acordo com os meios de comunicação espanhóis.

Leia Também: Marcelo e Filipe VI querem aprofundar "cooperação no combate à Covid-19"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório