Meteorologia

  • 07 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Facebook retira poder de decisão ao algoritmo sobre conteúdos noticiosos

A rede social Facebook comprometeu-se hoje a adaptar os conteúdos noticiosos na plataforma em função daquilo que cada utilizador optar por ver, o que pressupõe retirar este 'poder' de escolha ao algoritmo que até agora estratifica as informações.

Facebook retira poder de decisão ao algoritmo sobre conteúdos noticiosos

Através de uma publicação na página corporativa da tecnológico de Silicon Valley na internet, a diretora de Gestão do Produto da Facebook, Aastha Gupta, explicou que as alterações começaram esta primavera e consistem, essencialmente, em perguntas diretas feitas a cada utilizador sobre a relevância de cada conteúdo.

As respostas recebidas serão posteriormente utilizadas para determinar que tipo de conteúdos é que serão indicados para o utilizador.

Desde 2019 que a rede social estava a questionar os utilizadores para saber quais os conteúdos mais corretos e "merecedores do tempo" de quem utiliza o Facebook, mas agora há uma intenção real e mais específica de estratificar e personalizar o 'feed' com base no que cada utilizador responde sobre o que quer ver.

Ou seja, a partir de agora os utilizadores poderão deparar-se com uma questão da rede social sobre se um determinado conteúdo que visualizaram é "inspirador" e com as opções "nada", "pouco", "moderadamente", "bastante" e "muito".

Outra alteração será a possibilidade de os utilizadores informarem se querem receber mais ou menos sobre determinadas temáticas, como, por exemplo, culinária, política ou até desporto.

Esta alteração retira o "poder" do algoritmo, que até agora fazia uma leitura exaustiva da atividade dos utilizadores do Facebook para decidir o que considerava ser mais relevante para cada utilizador em específico.

A mudança vai "devolver o poder" aos utilizadores, espera a empresa de Silicon Valley.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório