Três mísseis atingem base americana em aeroporto de Bagdade

Agências internacionais avançam que base americana no Iraque foi alvo de mais um ataque, num momento de grande tensão entre os Estados Unidos e o Irão.

iraque mapa

© iStock

Notícias ao Minuto com Lusa
22/04/2021 22:48 ‧ 22/04/2021 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Iraque

Três mísseis atingiram esta quinta-feira uma zona do Aeroporto Internacional de Bagdade onde se situa uma base militar com tropas norte-americanas destacadas no Iraque, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP.

Os projéteis atingiram a secção da base aérea ocupada por militares iraquianos - que dividem o espaço com os soldados destacados por Washington no âmbito da coligação anti-'jihadista', adiantou um responsável dos serviços de segurança, que pediu anonimato.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, terá resultado num ferido iraquiano.

Este é o segundo ataque em menos de uma semana, uma vez que, no domingo, cinco 'rockets' foram disparados sobre a base de Balad, a norte de Bagdade, tendo chocado contra um dormitório e uma cantina da empresa americana Sallyport. Três soldados iraquianos e dois estrangeiros ficaram feridos.

O ataque não foi imediatamente reivindicado, mas Washington acusa regularmente os grupos armados iraquianos próximos do Irão, inimigo dos Estados Unidos, de terem como alvo as suas tropas e os seus diplomatas no Iraque.

No total, cerca de 20 ataques com bombas ou 'rockets' tiveram como alvo bases que abrigam soldados americanos ou representações diplomáticas desde que Joe Biden tomou posse, no final de janeiro, enquanto outras dezenas ocorreram desde o outono de 2019, sob a administração de Donald Trump.

Leia Também: Base americana no Iraque atacada com 'rockets'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas