Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cruz Vermelha fala em relatos "horríveis" de violência sexual em Tigray

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse hoje que ouviu testemunhos "extremamente horríveis" de violência sexual na região de Tigray, norte da Etiópia, palco de conflitos que envolvem os exércitos etíopes e eritreus e marcados por abusos.

Cruz Vermelha fala em relatos "horríveis" de violência sexual em Tigray
Notícias ao Minuto

22:02 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Etiópia

Numa entrevista à agência France-Presse (AFP), o diretor-geral da organização sediada em Genebra, Robert Mardini, expressou uma "grande preocupação" com a violência sexual.

"Estes relatórios são extremamente horríveis, muito chocantes. Há mais de duas décadas que não ouço relatos tão terríveis no setor humanitário", disse o responsável, que chegou a lidar com os conflitos sírio e iemenita.

Mardini acrescentou que alguns dos relatos ouvidos são "testemunhos em primeira mão de mulheres que visitam os centros de saúde e hospitais" apoiados pela Cruz Vermelha em Tigray.

O CICV está atualmente a tentar avaliar "a extensão e magnitude desde problema" e está a levantar a questão junto das autoridades.

Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), o partido eleito e no poder neste estado no norte da Etiópia.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

Leia Também: Felgueiras. Agrediu violentamente mulher e impediu-a de pedir ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório