Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Greta Thunberg. "Por quanto tempo acreditam que se vão safar?"

A jovem ativista participou, esta quinta-feira, Dia da Terra, numa audiência sobre os subsídios dados à indústria dos combustíveis fósseis. Perante o Congresso norte-americano, a jovem considerou esses subsídios "uma vergonha".

Greta Thunberg. "Por quanto tempo acreditam que se vão safar?"

A ativista Greta Thunberg considera "ultrajante" que os políticos ainda estejam a debater, em 2021, se vão acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis, o que considera "uma vergonha".

Em declarações perante o Congresso norte-americano, numa audiência sobre os subsídios dados à indústria dos combustíveis fósseis, a ativista considerou os mesmos a "prova clara de que não entendemos a emergência climática de forma alguma".

A jovem alertou mesmo os congressistas dos Estados Unidos que a história os responsabilizará pelas catástrofes climáticas se não pararem de subsidiar a indústria de combustíveis fósseis.

"Por quanto tempo acreditam, honestamente, que pessoas no poder, como vocês, vão safar-se?", questionou no discurso de abertura. "Por quanto tempo acham que podem continuar a ignorar a crise climática sem serem responsabilizados?”

A ativista, de 18 anos, enfatizou ainda que sua geração vai tomar medidas para enfrentar as alterações climáticas se os que estão no poder se recusarem a fazê-lo.

"Ao contrário de vocês, a minha geração não vai desistir de lutar", garantiu Thunberg. "Nós, os jovens, somos aqueles que vamos escrever sobre vocês nos livros de História. Somos nós que decidimos como serão lembrados. Portanto, o meu conselho para vós é que saibam escolher com sabedoria."

Greta Thunberg, que inspirou um movimento global contra as alterações climáticas, participou por videoconferência num painel da Câmara dos Representantes, no mesmo dia em que decorre a cimeira de líderes mundiais sobre o clima convocada pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Antes, a jovem já tinha assinalado o Dia da Terra, esta quinta-feira, com um vídeo, publicado nas redes sociais, onde alerta para o facto de as medidas tomadas para a neutralidade carbónica até 2050 serem insuficientes.

"Atenção, isto é um alerta de emergência para o público em geral", lê-se no início do vídeo, antes da jovem criticar a ausência de muitos aspetos nos compromissos dos países para chegar a zero emissões carbónicas em 2050.

"Podemos continuar a fingir que estes objetivos estão alinhados com o que precisamos, mas se nos podemos enganar a nós e aos outros, não podemos enganar a natureza nem a física", refere nas imagens.

Leia Também: Clima. Ângela Merkel garante que Alemanha continuará a fazer a sua parte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório