Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Clima: Macron pede mais rapidez na aplicação do Acordo de Paris

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje mais celeridade na aplicação do Acordo de Paris no combate às alterações climáticas, bem como um sistema de regulação de emissões de carbono que seja "claro e mensurável".

Clima: Macron pede mais rapidez na aplicação do Acordo de Paris
Notícias ao Minuto

15:28 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Alterações Climáticas

Na sua intervenção na Cimeira do Clima, organizada pelos Estados Unidos, em formato virtual, Macron cumprimentou o Presidente norte-americano, Joe Biden, pelo "regresso" do seu país à luta contra as alterações climáticas e pela decisão do seu Governo de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa para metade até 2030.

O Presidente francês recordou os seus contactos recentes com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o Presidente chinês, Xi Jinping, para dizer que nessas conversas os três concordaram em que este é "um combate comum" e que todos devem estar empenhados no seu sucesso.

Para tal, disse Macron, será preciso um "plano de ação preciso, claro, mensurável e verificável", destacando os esforços nesse sentido que têm sido feitos pela União Europeia.

O Presidente de França também destacou a urgência de "transformar o sistema financeiro global" para apoiar projetos sustentáveis e, dessa forma, "colocar as finanças ao serviço do clima".

Nesse sentido, Macron lembrou que a França vai organizar uma cimeira sobre o financiamento sustentável das economias africanas no dia 18 de maio, em Paris, salientando a importância de alargar o combate contra as alterações climáticas aos diversos continentes.

Assim, explicou Macron, é fundamental "uma regulamentação à escala internacional", que permita acelerar todo o processo.

"O ano de 2030 é o novo 2050", disse o Presidente francês, referindo-se à aceleração do cronograma de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Macron também expressou a sua satisfação com a decisão dos Estados Unidos de aderir à Emenda Kigali ao Protocolo de Montreal, para a redução de gases de efeito estufa, lembrando que também a China está alinhada com esta estratégia.

"Também será conveniente lutarmos juntos para reduzir as emissões de metano. E estamos a avançar nesse sentido", concluiu o Presidente francês.

"Inovação, transformação e regulação" são, segundo Macron, as palavras-chave para o combate às alterações climáticas.

Leia Também: Clima. Presidente chinês pede respeito pelo multilateralismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório