Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Covid-19: Turquia com novo máximo diário de 362 mortes

O Ministério da Saúde da Turquia anunciou hoje uma nova subida no número de mortes devido ao novo coronavírus, para um máximo de 362, numa altura em que a classe médica exige um confinamento de 14 dias.

Covid-19: Turquia com novo máximo diário de 362 mortes

Apesar de mais 18 fatalidades, em relação à véspera, as estatísticas oficiais indicam que no país de 83 milhões de habitantes as infeções diárias também subiram, para cerca de 61.900 casos.

O total de infeções é quatro vezes mais do que o registado há um mês, pelo que as autoridades falam de um terceiro pico da pandemia, seguindo-se aos de abril de 2020 e dezembro de 2020.

Novas restrições estão em vigor desde a semana passada, pelo menos até o final do período do Ramadão (12 de maio), e incluem o encerramento de restaurantes, recolher obrigatório noturno e ao fim de semana.  

Membros da Associação Médica Turca (TTB) e políticos de partidos de oposição de esquerda consideram insuficientes as restrições, e têm vindo a exigir um confinamento mínimo de 14 dias, à exceção de serviços essenciais, com o encerramento imediato de fábricas, centros comerciais e escritórios.  

A oposição turca defende que os números oficiais de impacto de covid-19 estão abaixo da realidade e destacam que o registo de óbitos de Istambul, que abriga um quinto da população turca, mostra nos últimos quatro dias constantemente entre 100 e 170 mortes a mais do que o normal pré-pandemia. 

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.046.134 mortos no mundo, resultantes de mais de 142,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: França alivia medidas. Itália mantém recolher obrigatório

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório