Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Nevada. Condenado à morte pede execução por esquadrão de fuzilamento

"Isto não é uma tática para adiar", garantiu advogado do recluso norte-americano, que alega que a execução por esquadrão de fuzilamento é "menos dolorosa" do que por injeção letal.

Nevada. Condenado à morte pede execução por esquadrão de fuzilamento

Um homicida condenado à morte, que tem estado a tentar adiar a data de execução, marcada para junho deste ano, quer que o estado norte-americano do Nevada considere utilizar um pelotão de fuzilamento, em opção à injeção letal, o método de execução regular nos Estados Unidos.

A utilização de pelotões de fuzilamento, assim como a eletrocussão ou inalação de gás de nitrogénio, são permitidos em alguns estados norte-americanos, embora não sejam usados - dependem do pedido do recluso e da autorização do estado em causa.

Os advogados de Zane Michael Floyd indicam, porém, que o seu cliente não quer morrer e que pretendem apenas contestar o protocolo de execução de prisioneiros estadual (injeção letal), algo que implica o fornecimento de uma alternativa. 

"Isto não é uma tática para adiar", garantiu, ainda assim, Brad Levenson, um defensor público responsável por Floyd. "A execução por um pelotão de fuzilamento... causa uma morte mais rápida e menos dolorosa que a injeção letal", justificou o advogado, citado pela imprensa norte-americana.

Este tipo de processo, sublinhe-se, já permitiu o adiamento por duas vezes da data de execução de outro recluso condenado à morte (que entretanto tirou a própria vida na prisão).

O estado do Nevada, sublinhe-se, já chegou a autorizar esquadrões de fuzilamento como forma de execução de detentos, mas atualmente é obrigatório o uso de injeção letal em condenações com a pena capital.

Leia Também: Itália. Faltou ao trabalho durante 15 anos, sem nunca deixar de ser pago

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório