Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Migrações: México prepara plano para reforçar controlo na fronteira sul

O Presidente do México disse hoje que o seu governo prepara um plano para reforçar os controlos migratórios na fronteira sul do país e assim proteger os menores.

Migrações: México prepara plano para reforçar controlo na fronteira sul
Notícias ao Minuto

16:49 - 21/04/21 por Lusa

Mundo México

"Acordou-se reforçar o que se vinha a fazer, mas agora dar-se-á prioridade à proteção das crianças", indicou Andrés Manuel Lopez Obrador, ao ser questionado sobre as conclusões da reunião de terça-feira com governadores e presidentes municipais de estados da fronteira sul.

Adiantou que irá ser aumentada a presença das forças armadas na região para dar proteção aos migrantes menores, numa estratégia conjunta com os representantes dos estados.

Lopez Obrador assinalou ser necessário dar segurança aos migrantes que tentam cruzar a fronteira sul para alcançar os Estados Unidos e para isso "ordenar o fluxo migratório".

"Não queremos desgraças, não queremos agir sem avisar perante uma situação delicada", disse, explicando que se procura evitar que os migrantes passem por situações de perigo.

A propósito, recordou o ocorrido no município mexicano de Camargo, em Tamaulipas, em janeiro, quando foram descobertos 19 corpos calcinados numa camioneta, 16 dos quais eram guatemaltecos.

"Foi um acontecimento lamentável", disse, salientando que serão tomadas medidas contra os traficantes de pessoas na zona.

Indicou que o plano estará pronto dentro de uma semana.

Na terça-feira soube-se que o Governo mexicano abrirá 17 acampamentos na fronteira sul, que serão geridos pelo Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral das Famílias (DIF), para dar resposta ao aumento dos migrantes centro-americanos, principalmente menores de idade, que entram no México para se deslocarem para os Estados Unidos.

De acordo com as autoridades da imigração, atualmente estão registados no território mexicano 5.300 menores migrantes. No entanto, cada um está acompanhado por pelo menos cinco pessoas, o que significa que um total de 24.000 pessoas, no mínimo, está no México irregularmente, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

O Governo norte-americano revelou números recorde de detenções de migrantes na sua fronteira com o México, que foram superiores a 172.000 em março, incluindo 19.000 menores.

Leia Também: Covid-19: México com 582 mortos e 4.262 casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório