Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Austrália cancelou acordos bilaterais com China por interesse nacional

A Austrália anunciou hoje o cancelamento de quatro acordos bilaterais com China, Irão e Síria sob novas leis que dão ao Governo federal poder para anular acordos internacionais que violem o interesse nacional.

Austrália cancelou acordos bilaterais com China por interesse nacional
Notícias ao Minuto

13:49 - 21/04/21 por Lusa

Mundo Austrália

Os acordos cancelados incluem duas grandes iniciativas de construção de infraestruturas do estado de Victoria, assinadas com Pequim em 2018 e 2019, informou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, Marise Payne, num comunicado.

No ano passado, Camberra adotou novas leis, que visam particularmente a China, que permitem o cancelamento de qualquer acordo que seja considerado uma ameaça ao interesse nacional, entre representantes de um estado australiano e países terceiros.

"Eu considero esses quatro acordos incompatíveis com a política externa da Austrália ou desfavoráveis às nossas relações externas", explicou Payne.

De acordo com a Constituição australiana, o Governo federal é responsável pelas relações exteriores e pela defesa e os estados e territórios são responsáveis por áreas setoriais como a saúde e a educação.

As relações bilaterais com a China começaram a deteriorar-se em 2018, quando Camberra excluiu a empresa chinesa de telecomunicações Huawei de um concurso para a rede 5G, alegando razões de segurança nacional.

A tensão diplomática aumentou nos últimos meses, depois de o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, ter pedido uma investigação internacional sobre as origens da pandemia de covid-19.

No ano passado, em retaliação a China tomou uma série de medidas de sanção económica contra mais de uma dúzia de produtos australianos, incluindo cevada, carne bovina e vinho.

Leia Também: Australiano encontra cobra dentro de alface comprada em supermercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório