Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fujimori considerado responsável pela morte de várias mulheres no Peru

O antigo Presidente do Peru Alberto Fujimori é o "principal responsável" pelas mortes e lesões graves que ocorreram na sequência das esterilizações forçadas que ocorreram em mulheres durante o seu mandato, na década de 1990.

Fujimori considerado responsável pela morte de várias mulheres no Peru
Notícias ao Minuto

23:54 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Alberto Fujimori

A acusação foi veiculada durante uma audiência judicial para apresentar os argumentos da acusação neste processo. O procurador Pablo Espinoza explicitou que Fujimori impulsionou as esterilizações como um método sistemático de redução da pobreza através da diminuição da natalidade.

"Na sua condição de Presidente da República, situado no topo do aparelho do poder, sob o seu comando, é o máximo e principal responsável pelas lesões graves sucessivas e óbitos produzidos pela execução massiva de esterilizações cirúrgicas", referiu.

A falta de legislação apropriada, de infraestruturas adequadas para estas intervenções, sem pessoal médico especializado e sem o consentimento dos cidadãos submetidos às intervenções são algumas das conclusões da investigação que está na origem deste processo.

Leia Também: Peru regisa mais 433 mortos, novo recorde diário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório