Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vídeo: Chauvin ouviu três vezes "culpado", fez uma vénia e saiu algemado

Ex-polícia foi considerado culpado da morte de George Floyd.

Notícias ao Minuto

23:25 - 20/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Ao fim de 11 horas de deliberação, os jurados do julgamento do ex-polícia acusado de matar George Floyd anunciaram esta terça-feira que, de forma unânime, consideraram culpado Derek Chauvin da morte do afro-americano em maio do ano passado. 

Derek Chauvin - que na sala de tribunal ouviu impassível a palavra "culpado" ser pronunciada por três vezes na deliberação dos jurados, para os crimes de assassínio em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio - foi levado sob custódia policial, algemado, depois de fazer uma ligeira vénia na direção dos jurados, conforme pode ver no vídeo na galeria acima.

No vídeo abaixo, pode assistir à leitura do veredicto. 

A pena a que Chauvin irá ser condenado será determinada em sentença judicial, a agendar pelo tribunal do condado de Hennepin, na cidade de Minneapolis.

O crime de assassínio em segundo grau é punível com até 40 anos de prisão; homicídio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos, e homicídio em segundo grau, com pena de prisão de até 10 anos. 

O advogado da família de George Floyd fala numa decisão que marca a viragem na História, assinalando que a justiça, "dolorosamente conquistada", chegou à família e à comunidade e tem implicações em todo o país e no mundo. 

A morte de George Floyd, aos 46 anos, aconteceu em 25 de maio de 2020, na sequência da sua detenção pela polícia de Minneapolis por suspeita de tentar pagar a conta do supermercado com uma nota falsa de 20 dólares (cerca de 16 euros).

A morte foi filmada em vídeo por transeuntes e divulgada nas redes sociais, sendo que o vídeo mostra Floyd a ser retirado do carro onde seguia sem resistir à polícia.

Um polícia colocou o joelho no pescoço de Floyd e pressionou-o durante quase nove minutos. No vídeo é possível ouvir-se Floyd a dizer ao polícia que não consegue respirar e a sua morte torna-se inevitável pouco depois.

Desde a morte de George Floyd, houve nos Estados Unidos pelo menos 7.750 manifestações associadas ao movimento 'Black Lives Matter' (As vidas dos negros interessam') em 2.000 localidades dos 50 estados do país, segundo uma contagem da Universidade de Princeton e do Armed Conflict Location and Event Data Project, organização que pesquisa protestos em todo o mundo.

Os protestos antirracistas aumentaram e alargaram-se, não só para o resto do mundo, mas para outras conotações. Grupos de extrema-direita foram acusados de tentarem infiltrar-se nas manifestações, juntando membros e organizando planos através das redes sociais.

Milhares de manifestantes foram para as ruas de cidades da Europa, Austrália, Coreia do Sul ou Japão para exigir o fim da brutalidade policial.

Leia Também: Caso Floyd. Presidente dos EUA "aliviado" com decisão do julgamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório