Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nigéria anuncia morte de 30 'bandidos' que atacaram quatro aldeias

A polícia da Nigéria anunciou hoje que matou 30 homens armados pertencentes a bandos criminosos, apelidados como "bandidos", que atacaram quatro aldeias no noroeste do país esta manhã, matando 10 civis.

Nigéria anuncia morte de 30 'bandidos' que atacaram quatro aldeias
Notícias ao Minuto

21:02 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Nigéria

"Neutralizámos 30 bandidos, os outros fugiram para a floresta", disse o porta-voz da polícia do estado de Zamfara, Mohammed Shehu, numa declaração citada pela agência France-Presse, na sequência dos ataques às aldeias de Gobirawa, Gora, Rini e Madoti Dankule, localizadas em Zamfara.

Durante a última década, grupos criminosos, chamados de "bandidos" pelas autoridades, têm vindo a aterrorizar os habitantes do noroeste e do centro da Nigéria, atacando aldeias, roubando gado e raptando figuras locais e viajantes nas estradas, em troca de resgates.

Os criminosos operam a partir da floresta do Rugu, que se estende através dos estados de Zamfara, Katsina, Kaduna e Níger.

O Exército nigeriano foi destacado para a área em 2016 e um acordo de paz foi assinado com alguns destes grupos, mas os ataques continuaram.

Nos últimos meses, estes bandos, que atuam aparentemente sem fins lucrativos e sem motivos ideológicos ou religiosos, têm aumentado os ataques às escolas, o que trouxe o tema para a atenção internacional.

Leia Também: Acidente com camião de transporte de combustível na Nigéria faz 12 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório