Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Países Baixos levantam recolher obrigatório e reabrem esplanadas

Os holandeses vão também poder receber dois hóspedes por dia em casa, em vez de um, como era o permitido até agora. O ministro da saúde holandês anunciou ainda que o país vai retomar a utilização da vacina da Johnson & Johnson já amanhã.

Países Baixos levantam recolher obrigatório e reabrem esplanadas

Os Países Baixos começam a aliviar as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 na próxima semana, anunciou o primeiro-ministro Mark Rutte.

O recolher obrigatório, em vigor desde janeiro, será levantado no próximo dia 28 de abril, quarta-feira, e os cafés vão reabrir o serviço de esplanada.

As esplanadas poderão funcionar entre as 12h e as 18h sem exceder o máximo de 50 pessoas.

Os holandeses vão também poder passar a receber dois hóspedes por dia em casa, em vez de um, como acontecia até agora.

"É claro que estamos felizes que isso seja possível novamente, já que a sociedade aspira a mais liberdade", disse o primeiro-ministro Mark Rutte durante uma conferência de imprensa, acrescentando que se trata de "um passo muito cauteloso".

Vacina da Johnson & Johnson retomada

A Holanda vai retomar a utilização da vacina da Johnson & Johnson já esta quarta-feira, anunciou o ministro da saúde holandês, Hugo de Jonge, depois de ter sido conhecido o parecer da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

"A vacina Johnson & Johnson pode ser usada conforme planeado e vamos começar a usá-la amanhã", afirmou em conferência de imprensa poucas horas depois de a Agência Europeia de Medicamentos ter confirmado que os benefícios gerais da vacina superam quaisquer riscos.

A Holanda recebeu a primeira remessa de 79.200 doses da empresa no dia 12 de abril, mas ainda não usou a vacina.

A EMA, com sede em Amsterdão, anunciou esta terça-feira que o seu comité de segurança concluiu que a Johnson & Johnson deveria adicionar um aviso às informações do produto da vacina, mas reiterou que os benefícios superam os riscos.

Em causa está uma investigação da EMA a oitos casos raros de coágulos sanguíneos associados a baixos níveis de plaquetas sanguíneas após toma da vacina nos Estados Unidos, um dos quais foi mortal, de um universo de sete milhões de pessoas vacinadas.

Leia Também: Johnson & Johnson vai retomar envio de vacinas para a União Europeia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório