Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

ONG identificam mais de 3.000 crianças não acompanhadas na Etiópia

Cerca de 3.024 crianças não acompanhadas e separadas das suas famílias foram identificadas por várias organizações não-governamentais (ONG) no norte da Etiópia, principalmente em Shire, na região de Tigray, palco de um conflito há vários meses.

ONG identificam mais de 3.000 crianças não acompanhadas na Etiópia
Notícias ao Minuto

18:30 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Etiópia

"Desde 14 de abril, cinco parceiros destacados no norte da Etiópia - em Tigray, Afar e Amhara - identificaram e registaram 3.024 crianças não acompanhadas", afirmou hoje o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), James Elder, regressado da zona de conflito, citado pela agência noticiosa Efe.

"Os esforços de busca e reunificação familiar das ONG e do Governo [etíope] foram limitados por vários fatores, como a deterioração da segurança na região e a falta de estruturas governamentais no exterior de Mekele [capital regional]", acrescentou Elder.

De acordo com o diretor de emergências sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, no total, mais de um milhão de pessoas já foram deslocadas, tendo o responsável assinalado que cerca de 2,5 milhões de pessoas em zonas rurais não têm acesso a serviços básicos.

"A situação em Tigray não poderia ser mais terrível. As pessoas não poderiam precisar mais de apoio e ajuda", acrescentou Ryan, referindo ser "muito difícil exagerar a extensão da crise sanitária e humanitária que se vive atualmente em Tigray".

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas, foram registados mais de 800 casos de violência sexual e de género em apenas cinco hospitais, com mulheres de Tigray a queixarem-se de terem sido violadas por grupos de soldados e forçadas a percorrer longas distâncias para chegarem a hospitais ou centros de saúde, conforme denunciado pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Elder abordou também a violência e destruição que afeta as crianças na região.

"Vi muita destruição dos sistemas de serviços essenciais, dos quais muitas crianças dependem para sobreviver. Também ouvi histórias desoladoras de violação e violência sexual de crianças e mulheres", lamentou.

Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), o partido eleito e no poder no estado, e declarou a vitória em 28 de novembro, ainda que os combates continuem.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

Leia Também: Covid-19: Um positivo em mais de 800 testes no politécnico de Bragança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório