Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Negociadores vêm progressos no acordo nuclear do Irão mas há "trabalho"

Diplomatas estão hoje reunidos em Viena para trabalhar numa solução para os Estados Unidos regressarem ao acordo nuclear com o Irão, tendo havido "progressos", mas também "muito trabalho" por fazer, segundo o representante europeu que coordena as negociações.

Negociadores vêm progressos no acordo nuclear do Irão mas há "trabalho"
Notícias ao Minuto

18:11 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Irão

"Houve progressos nas últimas duas semanas, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Foi criado um terceiro grupo de especialistas. Continua a acreditar que a diplomacia é a única forma de enfrentar os desafios atuais", afirmou Enrique Mora, na rede social Twitter.

O delegado russo, Mikhail Ulyanov, disse que depois de uma reunião da chamada Comissão Conjunta de altos funcionários com representantes de França, Alemanha, Reino Unido, China e Irão, notaram "com satisfação o progresso das negociações para restaurar o acordo nuclear".

"Foi decidido fazer uma pausa para permitir que as delegações fizessem os seus trabalhos de casa e consultarem as capitais. A Comissão vai reunir-se novamente no início da próxima semana", indicou, também no Twitter.

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, citado pela agência oficial de notícias IRNA indicou que as "negociações alcançaram avanços de cerca de 60% a 70%".

"Se os norte-americanos agirem honestamente, chegaremos a uma conclusão em breve", assegurou.

Os representantes dos estados ainda signatários do acordo intensificaram as conversas nos últimos dias, com o objetivo de fazerem regressar ao tratado o mais rápido possível os Estados Unidos e o Irão, que participam em discussões de maneira indireta, por intermédio dos europeus.

Um sentido de urgência tem dominado, de acordo com os participantes, depois de a República Islâmica ter começado na sexta-feira a produzir urânio enriquecido a quase 60%, aproximando-se dos 90% necessários para uso militar.

Resta saber quais as sanções que Washington deve suspender, um dos pontos mais difíceis das negociações, já que a teia montada pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump tem-se mostrado difícil de desfazer.

Leia Também: Irão "dá sempre boas-vindas" a diálogo com Riade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório