Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Procurador pede pena de prisão para 97 estudantes que se manifestaram

Um procurador turco pediu sentenças de prisão para 97 estudantes por participarem em protestos contra a nomeação pelo Presidente, Recep Tayyip Erdogan, de um reitor próximo ao poder na Universidade de Bagazici, em Istambul, noticiou hoje a imprensa.

Procurador pede pena de prisão para 97 estudantes que se manifestaram
Notícias ao Minuto

16:44 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Turquia

De acordo com a acusação aprovada por um tribunal de Istambul, os estudantes são acusados de violar a proibição de reunião, em vigor como parte das medidas destinadas a conter a propagação de pandemia de covid-19.

Além disso, são também acusados de participarem em "aglomerações não autorizadas e de se recusarem a dispersar apesar dos avisos", segundo a agência estatal Anadolu.

Os estudantes enfrentam agora sentenças que variam entre os seis meses e os três anos de prisão.

A data de início de julgamento não foi anunciada.

Estudantes de Bogazici manifestaram-se diariamente no início de janeiro contra a nomeação de um reitor próximo do partido de Erdogan, Melih Bulu, interpretando isso como um sinal de perda de independência das universidades.

As autoridades reprimiram duramente os protestos e detiveram várias dezenas de estudantes.

Essa repressão foi acompanhada por um aumento do discurso anti-LGBT, após a descoberta no 'campus' universitário de arte considerada insultuosa, associando um lugar sagrado do Islão e bandeiras LGBT.

Em fevereiro, um procurador turco pediu até três anos de prisão para sete estudantes que as autoridades acusam de terem "insultado o Islão" com essa obra polémica.

Leia Também: Portugal já recebeu 724 refugiados. Ontem chegaram 28 oriundos da Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório