Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bomba descoberta no carro de uma agente da polícia na Irlanda do Norte

Um engenho explosivo foi descoberto debaixo da viatura de uma agente da polícia na Irlanda do Norte, anunciou hoje a polícia da província britânica, atingida nas últimas semanas por tensões e confrontos na comunidade.

Bomba descoberta no carro de uma agente da polícia na Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

15:32 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

O Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI, na sigla em inglês) disse que um alerta de segurança estava em curso na cidade de Dungiven, depois de ter sido relatado um "objeto suspeito" na manhã de segunda-feira.

De acordo com a agência de notícias britânica PA, citando fontes de segurança, um engenho explosivo foi descoberto debaixo do carro da agente da PSNI, perto de uma casa no campo.

"Confirmo que o engenho estava a funcionar e uma investigação está em andamento para determinar as circunstâncias" deste incidente, admitiu em nota Mark McEwan, chefe adjunto da polícia, acrescentando que o caso vai ser tratado como um ataque a um membro da polícia.

A primeira-ministra norte-irlandesa, Arlene Foster, disse que considera a agente como "alvo de terroristas".

A chefe do executivo, do partido unionista DUP, manifestou "total condenação daqueles que procuraram fazer mal à agente e à sua família".

"Não seremos arrastados [para a armadilha] de bombas e balas novamente", escreveu na rede social Twitter.

A província britânica foi durante três décadas palco de confrontos entre republicanos -- principalmente católicos a favor da reunificação com a Irlanda -- e unionistas protestantes, defensores da união com o Reino Unido.

Os Acordos de Sexta-feira Santa, assinados em 1998, encerraram esse conflito, que provocou cerca de 3.500 mortos, e estabeleceram a paz, embora frágil.

No entanto, nas últimas semanas a tensão aumentou acentuadamente entre os dois lados.

No início de abril, a Irlanda do Norte foi abalada por mais de uma semana de motins, que começaram em enclaves unionistas onde alguns acreditam que o novo "protocolo" pós-Brexit -- estabelecido especialmente para a província -- colocou em causa a sua ligação ao Reino Unido.

A calma voltou após um apelo dos unionistas na sequência da morte do príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II, mas os protestos regressaram na segunda-feira e, à noite, jovens unionistas entraram em confrontos com a polícia no oeste de Belfast.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Simon Coveney, reagiu hoje no Twitter ao dizer que "condena totalmente este ataque desprezível contra uma polícia perto de Dungiven".

Leia Também: Bruxelas contesta quarentena imposta por Dublin a cinco países da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório