Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Vovogram': Homem cria forma de comunicar com a avó durante a pandemia

Mulher de 96 anos tinha dificuldades em falar com os netos através das novas plataformas, por isso, o neto criou uma plataforma adequada às suas necessidades.

'Vovogram': Homem cria forma de comunicar com a avó durante a pandemia
Notícias ao Minuto

13:06 - 20/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O engenheiro informático Manuel Lucio viu na necessidade da avó uma oportunidade para criar algo novo.

A sua avô, de 96 anos, e natural de Burgos, em Espanha, tem estado afastada da família, em virtude da Covid-19. Com as netas a viver em Oviedo, Bilbao e Madrid, as telecomunicações são a única forma de se manter por perto. Contudo, esta é uma tarefa complicada para uma mulher com mais de 90 anos que precisa de ajuda até para pegar no telefone tradicional, quanto mais para fazer videochamadas ou enviar mensagens.

Terá sido esta sua dificuldade que levou o seu neto a desenvolver uma ideia original. Trata-se o Yayagram [Vovogram, em português], uma forma de a idosa poder receber e enviar mensagens sozinha.

A sua invenção consiste numa caixa de chamadas que contém um botão para gravar uma mensagem e outro botão para selecionar a pessoa a quem quer enviar a sua mensagem. O sistema assemelha-se ao que era usado pelas telefonistas no passado, sendo que na sua caixa constam apenas os nomes dos netos. A mensagem é enviada para a app Telegram, que os seus netos têm descarregada nos respetivos telemóveis.

No sentido contrário, sempre que recebe uma mensagem, a mulher ouve um sinal que a avisa que tem uma mensagem a qual é impressa num pequeno papel.

O dispositivo funciona com Wi-Fi e liga-se à rede elétrica como qualquer outro aparelho doméstico. Segundo o neto Manuel, a ideia surgiu tendo em conta as dificuldades da idosa, que sofre de artroses, e portanto não tem muita agilidade para mexer em botões, e tem problemas auditivos, o que significa que não ouve bem, sendo mais fácil ler.

Manuel espera que a sua invenção possa, no futuro, ajudar outras pessoas também.

Leia Também: AO MINUTO: EMA avalia vacina J&J; Enfermeiros com contratos Covid no fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório