Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Formato da cimeira UE-Índia continua em discussão

O formato da cimeira UE- Índia, prevista para 08 de maio no Porto, continua em discussão, na sequência do anúncio do cancelamento da deslocação do primeiro-ministro Narendra Modi a Portugal, disse hoje o porta-voz da Comissão Europeia.

Formato da cimeira UE-Índia continua em discussão
Notícias ao Minuto

12:10 - 20/04/21 por Lusa

Mundo União Europeia

"Obviamente tivemos conhecimento do anúncio do cancelamento da deslocação do primeiro-ministro Modi e, tanto quanto sei, estão em curso discussões sobre como, ainda assim, organizar a cimeira", disse Eric Mamer, durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.

Questionado sobre a possibilidade de a cimeira ser celebrada em formato virtual, o mesmo porta-voz respondeu que "será necessário esperar por detalhes mais específicos, designadamente da presidência rotativa do Conselho -- exercida por Portugal - e das autoridades da Índia".

Na segunda-feira, fonte da presidência portuguesa do Conselho da UE disse à Lusa que Narendra Modi não vai participar presencialmente na Cimeira UE-Índia, devido à situação pandémica na Índia relacionada com a covid-19, mas garantiu que "os trabalhos de preparação da cimeira decorrem normalmente" e a ideia continua a ser reunir presencialmente no Porto os líderes europeus.

"Estamos a trabalhar com as instituições europeias e o governo da Índia para que a cimeira aconteça por videoconferência, com os Chefes de Estado e de Governo da UE presentes fisicamente no Porto", acrescentou.

A informação surge no contexto de um significativo agravamento da situação da pandemia de covid-19 na Índia e horas depois de os governos britânico e indiano terem anunciado o cancelamento de uma visita ao país do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Na última semana, a Índia chegou a registar mais de 260 mil novos casos por dia e a capital, Nova Deli, vai entrar hoje em confinamento.

A Cimeira UE-Índia, definida pelo primeiro-ministro, António Costa, como a "joia da coroa" da vertente global da presidência portuguesa da UE, numa entrevista à Lusa em janeiro, visa relançar as conversações entre a UE e a Índia, nomeadamente para o reatamento das negociações para um acordo sobre investimento.

Também na segunda-feira, em declarações à imprensa após participar numa reunião dos chefes de diplomacia da UE, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu não estar ainda decidido que a Cimeira UE-Índia será presencial ou virtual, mas sublinhou que, de uma forma ou de outra, espera que ela tenha "resultados substantivos" no reforço da cooperação.

"Neste momento de preparação, pode já dizer-se que essa reunião terá resultados substantivos e estamos a trabalhar para que as várias áreas de cooperação possíveis entre a UE e a Índia sejam devidamente enriquecidas", disse Santos Silva.

Leia Também: Bruxelas multa três empresas ferroviárias da UE em 48 milhões por cartel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório