Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Embaixador norte-americano na Rússia retorna aos EUA para "consultas"

O embaixador norte-americano na Rússia, John Sullivan, vai retornar aos Estados Unidos "esta semana" para "consultas", num cenário de aumento das tensões entre os dois países, disse hoje a embaixada em Moscovo à agência de notícias AFP.

Embaixador norte-americano na Rússia retorna aos EUA para "consultas"
Notícias ao Minuto

09:28 - 20/04/21 por Lusa

Mundo EUA/Rússia

"Acho importante falar diretamente com meus novos colegas da Administração (do Presidente dos Estados Unidos, Joe) Biden, em Washington, sobre o atual estado das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Rússia", disse Sullivan, citado pela sua porta-voz, Rebecca Ross.

Moscovo "recomendou" na semana passada ao embaixador norte-americano que retornasse a Washington para "realizar consultas extensas e sérias".

O embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, foi chamado a Moscovo em 17 de março, para "consultas", depois de Joe Biden descrever Vladimir Putin como um "assassino".

Sullivan, no entanto, garantiu que "retornará a Moscovo nas próximas semanas, antes de qualquer reunião entre os Presidentes Biden e (da Rússia, Vladimir Putin)".

Essa reunião está planeada desde a semana passada, após uma proposta nesse sentido de Biden, à qual a Rússia disse estar aberta.

De acordo com Moscovo, tal cimeira em terreno neutro está "sob consideração".

As tensões entre Moscovo e Washington estão elevadas devido, nomeadamente, às divergências sobre a Ucrânia, o destino do oponente russo Alexei Navalny e acusações de espionagem, interferência eleitoral e ciberataques atribuídos a Moscovo.

Os Estados Unidos adotaram na quinta-feira sanções adicionais contra a Rússia, que incluem a expulsão de dez diplomatas russos e restrições à compra de dívida russa para bancos norte-americanos.

A Rússia respondeu expulsando dez diplomatas norte-americanos, ameaçando fundos financiados por Washington e organizações não-governamentais (ONG) e a entrada no país de vários membros do Governo de Joe Biden.

Leia Também: Washington e Moscovo continuam a discutir cimeira Biden-Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório